UM CONCELHO COM MAIS DE 800 ANOS
Penamacor assinala Dia do Concelho com homenagens
Penamacor assinalou, a 1 de junho, o Dia do Concelho, com várias homenagens. A sessão solene comemorativa decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo incluído a atualização da Galeria dos Presidentes de Assembleia e de Câmara e a entrega de Medalhas de Mérito e Bons Serviços.
A cerimónia arrancou precisamente com a atualização da Galeria, tendo prosseguido com a entrega de Medalhas de Mérito Municipal Grau Prata à Associação Desportiva Penamacorense (ADEP) e à Associação Desportiva e Cultural de Pedrógão de São Pedro, pelos êxitos conseguidos no campo desportivo. A sessão terminou com a entrega de Medalhas de Bons Serviços de Grau Prata a funcionários com 20 ou mais anos de serviço na Câmara e, pela primeira vez, aos bombeiros com 20 ou mais anos de serviço no Quadro de Honra e Quadro Ativo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penamacor.
Para o presidente da Câmara de Penamacor, António Luís Beites Soares, a história de Penamacor é “riquíssima” com mais de 800 anos de história.
O autarca sublinhou que “celebramos hoje o Dia do Concelho em Penamacor, um concelho com uma história muito rica e um património muito vasto. Esta é uma história que a todos nos deve enobrecer, porque a história do território é a história das populações. Recordar estes 800 anos é recordar todos os nossos antepassados e todas as memórias do passado”.
António Luís Beites Soares, em dia de atualização da Galeria dos Presidentes de Câmara e Assembleia Municipais, deixou também uma palavra a todos os autarcas que exerceram diversas funções no Concelho de Penamacor, ao realçar que “quero deixar uma palavra a todos os autarcas que exerceram funções no Concelho, não só na Assembleia e Câmara Municipais mas nas Assembleias e Juntas de Freguesia, ao longo dos anos, porque o trabalho deles em prol do bem comum é merecedor do nosso apreço”.
A terminar, o presidente da Câmara elogiou o trabalho das duas coletividades homenageadas, tendo também reconhecido o trabalho dos funcionários da autarquia e dos bombeiros medalhados. “Sei que estas duas coletividades vão continuar a dignificar o nome do Concelho apesar das muitas dificuldades. Um reconhecimento para todos os dirigentes associativos, porque não é uma tarefa fácil. Muitos trabalham por amor à camisola e muito do trabalho é realizado ao fim de semana. Bem hajam também a todos os funcionários da autarquia, porque trabalhar há pelo menos 20 anos na mesma instituição é de louvar. Uma última palavra a todos os bombeiros que passaram pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penamacor. Ser bombeiro é uma missão muito nobre. O meu apreço e gratidão”.
A cerimónia contou, ainda, com um momento musical a cargo do coro do Pólo de Penamacor da Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF).