Edição nº 1856 - 7 de agosto de 2024

AGOSTO COM LIVROS
Alma Azul com atividades em vários pontos do País em agosto

As atividades literárias da Alma Azul no mês de agosto iniciam-se no dia do nascimento de Miguel Torga, 12 de agosto, às 11 horas, com a leitura integral de um conto de os Bichos, na Mata Nacional do Choupal, em Coimbra.
O conto será mantido em segredo e só revelado no dia 12 aos presentes na Mata do Choupal. Mas será distribuído a todos os inscritos para a leitura em homenagem a Miguel Torga.
O autor de Bichos nasceu a 12 de agosto de 1907, em São Martinho de Anta, e faleceu em Coimbra, a 17 de janeiro de 1995, cidade onde viveu grande parte da sua vida exercendo como médico e escritor.
Esta iniciativa de homenagem a Miguel Torga integra o programa do 25.º aniversário da Alma Azul, que encerra no dia 27 de setembro, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa.
Dia 15 de agosto, às 18 horas, a Alma Azul vai a Louriçal do Campo apresentar o livro Estêvão Dias Cabral, da jornalista Lídia Barata, numa homenagem ao fotógrafo Diamantino Gonçalves, e integrada no programa do Dia da Freguesia de Louriçal do Campo.
A apresentação do livro Eugénio de Andrade – Da Beira Baixa ao Porto, na Figueira da Foz, será no dia 22 de agosto, às 21h30, em Férias com Livros 2024, que a Ao Pé das Letras, e a Câmara da Figueira da Foz dinamizam com um extenso programa cultural até setembro.
No dia 25 de agosto, a Alma Azul promove uma mostra de livros em Alcains, dentro do seu projeto Em Nome da Beira, dando a conhecer os recentes títulos do projeto, além das edições mais antigas como a Monografia de Castelo Branco, de António Roxo; Inquisição e Independência – Um Motim no Fundão - 1580, de Maria Antonieta Garcia; ou Tradições e Costumes da Beira, de Jaime Lopes Dias.
A partir do dia 30 de agosto, a Alma Azul participa no mais relevante festival literário para a infância, o Palavras Andarilhas, em Beja.
Com atividades de animação literária diárias, a Alma Azul leva a Beja Contos Populares do Algarve, a oficina A alga que queria ser flor, a partir do livro de Ana Cristina Tavares, e a Leitura encenada de A Torre dos Namorados, de Lendas da Beira, de Maria Antonieta Garcia.
A Alma Azul participa ainda com um pavilhão na Feira do Livro onde além das suas edições apresentará os livros editados pela Assembleia da República Portuguesa, para assinalar os 50 Anos do 25 de Abril.
A coleção Missão: Democracia é totalmente dedicada às crianças e com autores e ilustradores de referência, como Rita Taborda Duarte ou Isabel Minhós Martins, também editora da Planeta Tangerina, e Catarina Sobral, que acaba de receber o Prémio Nacional de Ilustração 2023.

07/08/2024
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video