Gabinete de Inserção Profissional faz balanço do primeiro semestre de 2024
O Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Castelo Branco, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Castelo Branco e executado pela Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento (ALAD), apresentou os resultados do primeiro semestre deste ano, destacando o seu papel essencial na promoção da empregabilidade e formação profissional na região.
No que respeita a ações de informação, foram realizadas sessões sobre medidas ativas de emprego e formação, oportunidades de emprego e de formação e programas comunitários de apoio à mobilidade no emprego, com a participação média de 100 pessoas. Além disso, foram também efetuadas sessões de divulgação de ofertas de emprego e planos formativos, envolvendo em média 85 participantes e 290 atendimentos individuais com foco em técnicas práticas de procura ativa de emprego.
O GIP de Castelo Branco contou com uma presença on-line significativa nas redes sociais da ALAD ao longo deste período, com a divulgação de ofertas de emprego e formação, para pessoas desempregadas inscritas no IEFP, bem como com a dinamização da rúbrica Perguntas mais Frequentes, que esclarece mensalmente questões que vão sendo colocadas.
O GIP de Castelo Branco organizou também cinco sessões de técnicas de procura ativa de emprego, com a presença de 125 participantes, e ofereceu tutoria individualizada na procura de emprego a 300 pessoas. Estes esforços resultaram no encaminhamento de 66 utentes para diversas oportunidades de emprego e formação na região.
Na receção e registo de ofertas de emprego e divulgação de apoios e incentivos do IEFP, o GIP também captou novos postos de trabalho através de uma estreita cooperação com o tecido empresarial local. Foram apresentados 65 utentes a potenciais entidades empregadoras, dos quais 15 conseguiram colocação em vagas de emprego.
De destacar ainda o apoio na utilização dos serviços on-line do IEFP, inscrições em plataformas on-line de emprego, facilitando a inscrição e agendamentos prévios, com uma média de 50 atendimentos individuais realizados.
No que se refere a informações gerais, declarações, alteração/atualização de dados e receção de documentação, foram efetuados 95 atendimentos individuais.