SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DO ANO LETIVO 2024/2025
Leopoldo Rodrigues destaca investimento na Educação
O Cine-Teatro Avenida recebeu, na passada quinta-feira, 12 de setembro, a cerimónia da Sessão Solene da Abertura do Ano Letivo 2024/2025, no decorrer da qual o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, destacou o que já foi feito, ou está a ser feiro, no Concelho de Castelo Branco, no que respeita à área da Educação, ou com ela relacionada.
Na iniciativa, que começou com um momento musical e com uma conferência proferida por João Ruivo, Leopoldo Rodrigues realçou que “temos tido cada vez mais alunos de diferentes nacionalidades, o que faz com que as escolas tenham outro tipo de atividades e de intervenção”, porque se trata de “alunos que não têm como mãe a Língua Portuguesa”.
Por outro lado, o autarca destacou “as dificuldades no ano letivo anterior, devido à falta de assistentes operacionais”, para adiantar que “se concluiu, há poucos dias, o procedimento concursal e os assistentes operacionais estão a ser colocados nas escolas, de modo a que cada escola tenha os recursos necessários”.
Leopoldo Rodrigues enumerou de seguida as intervenções realizadas nas escolas este ano, dando como exemplo “a intervenção, muito grande, na Escola de Escalos de Baixo, devido ao aumento do número de alunos”.
Ainda nesta área recordou que “os alunos de Monforte da Beira estão a frequentar as aulas na Escola de Malpica do Tejo, resultado de uma razão operacional da Escola de Monforte da Beira, pelo seu estado de conservação”. Tudo, para assegurar que “se iniciará a reconversão da Escola de Monforte da Beira, para que possa receber os cerca de 20 alunos que aí terão aulas”.
Ainda com a atenção centrada no “aumento de alunos no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, Leopoldo Rodrigues avançou que “as Sarzedas tem mais uma sala de aulas, o mesmo acontecendo com Salgueiro do Campo”, para frisar que “ainda não há muito tempo se antecipava e temia o fecho destas escolas. Felizmente isto tem vindo a inverter-se”, sublinhando que “mais alunos é um bom sinal. É um sinal de futuro para os alunos, para as famílias dos alunos e para os professores”.
A segurança nas escolas também esteve em destaque na intervenção de Leopoldo Rodrigues.
Assim, nesta matéria referiu-se à Escola João Roiz e à Avenida de Zhuhai, “onde se circula com uma velocidade elevada”, para revelar que “em outubro, ou novembro, será aberto um concurso para a requalificação da Avenida de Zhuhai” e avançou que, “até lá, como medida de precaução, serão colocadas bandas para redução da velocidade dos veículos e a passadeira frente à Escola será pintada”.
Tendo também em atenção a velocidade da circulação automóvel, no que respeita à Escola Afonso de Paiva, revelou que a Rua Dr. Francisco José Palmeiro “deixará de ter dois sentidos. Passará a ter apenas um e, além disso, a passadeira frente à entrada da Escola será elevada, para reduzir a velocidade dos veículos”.
Ainda na Escola Afonso de Paiva afirmou que “os balneários do ginásio foram requalificados e no ginásio há a intenção para a solução de uma coisa dramática, que tem a ver com a cobertura e com o vento que entra dentro do ginásio”.
Leopoldo Rodrigues falou também sobre a Escola Cidade de Castelo Branco, ao afirmar que “iniciamos o projeto das obras de requalificação do Bairro do Grilo, onde se vai criar um parque de estacionamento”, com o objetivo de “resolver os constrangimentos naquela zona, no que respeita a estacionamento”. Por outro lado, foi aberto concurso para “resolver os problemas de infiltração de água na Escola do 1.º Ciclo Cidade de Castelo Branco e no Pavilhão Desportivo”.
Já em termos genéricos, o autarca recordou que “foram instalados ares condicionas em jardins de infância e escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e foram substituídos estores”, não deixando de realçar que “na Escola Secundária Amato Lusitano foi intervencionado o espaço junto ao bar dos alunos”.
Leopoldo Rodrigues também revelou que “hoje (12 de setembro) foi submetido ao Tribunal de Contas o pedido de visto para a construção da Creche das Violetas. Uma obra que ultrapassa os dois milhões de euros e para a qual já foi aberto concurso”.
De acordo com o autarca também “está adiantado o projeto da Creche e Jardim-de -Infância da Quinta Pires Marques”, o qual, adiantou “vai substituir a Obra de Santa Zita”, recordando que “a Obra de Santa Zita mostrou a intenção de sair do Concelho, conseguimos reverter a situação, mas tivemos que encontrar um espaço”, sendo que “a operacionalização da Creche e jardim de infância da Quinta Pires Marques será feita pela Obra de Santa Zita”.
De igual modo, Leopoldo Rodrigues assegurou que “num pavilhão da antiga Escola Preparatória de Alcains vai avançar uma creche, com capacidade para 40 crianças”.
De referir, ainda, que no final da Sessão Solene da Abertura do Ano Letivo 2024/2025 foi entregue a cada um dos agrupamentos de escolas do Concelho de Castelo Branco, o jogo de tabuleiro Ases da Alimentação Saudável. Um jogo integrado no projeto europeu Fusilli e que foi desenvolvido pela equipa da InovCluster, tendo como finalidade aumentar a literacia alimentar.
António Tavares