Edição nº 1861 - 18 de setembro de 2024

ATÉ 22 DE SETEMBRO
Uma semana com muita mobilidade

A Semana Europeia da Mobilidade arrancou na passada segunda-feira, 16 de setembro e prolonga-se até dia 22 de setembro, com um vasto programa.
O início do programa teve como palco o Centro Coordenador de Transportes de Castelo Branco, com o vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, Hélder Henriques, a adiantar que esse foi o local escolhido, porque “representa muito do que é a porta de entrada e de saída de Castelo Branco e do Concelho”.
Nesse dia, no Centro Coordenador de Transportes entrou em funcionamento o novo sistema de informação ao público, que surge integrado na “estratégia de digitalização, no que respeita à mobilidade e é uma mais-valia”.
Assim, desde a passada segunda-feira, 16 de setembro, cada um dos cais do Centro Coordenador de Transportes tem um painel, no qual é disponibilizada informação, como o horário de partida ou chegada dos autocarros e o seu destino. Isto, enquanto no interior do edifício também existe um painel que agrega a informação de todos os cais.
Para a implementação deste sistema de informação, Hélder Henriques referiu-se à colaboração da Rodonorte, assim como dos outros operadores que utilizam o Centro Coordenador de Transportes. Tudo, porque à entrada do espaço existe agora uma cancela, onde é feita a leitura da matrícula do autocarro, que de imediato recebe a indicação de qual o cais que deve utilizar. É também mediante esta leitura da matrícula que é disponibilizada a informação nos painéis, bem como na aplicação CCT Castelo Branco, onde é possível consultar os horários, percursos e cais de embarque dos autocarros que utilizam o Centro Coordenador de Transportes, assim como os serviços que cada autocarro disponibiliza.
Para além disso, também desde esse dia, o Centro Coordenador de Transportes passou igualmente a disponibilizar uma rede de wi-fi.
Também na passada segunda-feira, 16 de setembro, passou a ser possível pagar a utilização dos parques de estacionamento através da Via Verde. Para já estão apenas de fora deste sistema os parques de estacionamento subterrâneos do Largo de São João e da Praça Académica, mas assim que a parte informática estiver resolvida tal deixará de se verificar.
Hélder Henriques anunciou, por outro lado, que Castelo Branco passa a integrar o projeto-piloto da plataforma + Acesso, a nível nacional, no âmbito da qual serão criados seis lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada, em Castelo Branco e Alcains. A aplicação poderá ser utilizada partir de 16 de dezembro e nela será possível saber se determinada posição de estacionamento está ocupada ou não, entre outras informações.
No primeiro dia da Semana Europeia da Mobilidade foi também apresentada a Plataforma Tecnológica de Gestão dos Serviços de Transporte Público Flexível, em relação ao qual Hélder Henriques realçou que “temos uma cobertura de 100 por cento”.
De igual modo também foi apresentado o Castelo Branco 2040 – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável.
Com base em tudo isto e nas atividades que vão decorrer até dia 22 de setembro, Hélder Henriques fez questão de destacar “a importância que a mobilidade tem que ter na organização de um território, na organização, na coesão”.
António Tavares

18/09/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
10/09 a 30/09
Cores em movimentoBiblioteca Municipal de Proença-a-Nova

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video