António Tavares
Editorial
A caminhada Pequenos Passos, Grandes Gestos® (PPGG), organizada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro, regressa no próximo sábado, 12 de outubro, para lembrar a importância da prevenção contra o cancro da mama.
A iniciativa surge no âmbito do outubro Rosa, uma vez que este é o mês da prevenção do cancro da mama. Uma doença que afeta principalmente mulheres, mas que também atinge homens, sendo que um em cada 100 casos de cancro da mama se verifica no sexo masculino. Mas, de facto, as mulheres são mesmo as mais atingidas, sendo que em Portugal, em 2022, o cancro da mama foi detetado em cerca de nove mil mulheres e cerca de duas mil morreram.
Apesar da evolução da Medicina, bem como da mentalidade das pessoas e da informação a que têm acesso, falar de cancro continua, para muitos, a ser tabu. Algo que tem que ser definitivamente ultrapassado, porque quanto maior for a abertura para falar nesta doença, mais fácil será conhecê-la e detetá-la precocemente, o que pode salvar muitas vivas. Basta ter em consideração, por exemplo, no que respeita ao cancro da mama, que a possibilidade de cura é de 90 por cento, quando diagnosticado a tempo.
Por tudo isto, no próximo sábado, a partir das 15 horas, participe na caminhada que tem início no centro cívico de Castelo Branco, que é uma das sete cidades da Região Centro que integra a iniciativa.