Largo das Festas na Partida está inaugurado
O Largo das Festas, na Partida, Freguesia de São Vicente da Beira, foi inaugurado dia 19 de janeiro. O novo recinto inclui um palco e a sua cobertura, bem como um espaço de convívio exterior, junto da fonte, onde poderão ser implantadas churrasqueiras de utilização pública e criar uma zona de merendas.
A intervenção, que rondou os 250 mil euros, tornou o Largo das Festas mais amplo e desafogado, melhorando as acessibilidades e dignificando o espaço de convívio, numa extensão das funções sociais e de lazer adjacentes, uma vez que o espaço se encontra circundado por edifícios de habitação, pelo Salão de Festas e pelo Centro de Dia.
Além da qualificação de uma zona descaracterizada pelas sucessivas intervenções que foi sofrendo ao longo dos tempos, esta nova infraestrutura permite um impacto positivo sobre o ponto de vista estético e paisagístico.
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, considera que esta foi uma “bonita intervenção no centro da Partida”, que “possibilita a realização de diversos eventos, atendendo às necessidades do povo”, depois de alguns contratempos com a falência do empreiteiro e o relançamento dos concursos.
O anterior Largo encontrava-se em razoável estado de conservação, contudo, dada a necessidade de melhorias várias e adaptação daquele espaço aos requisitos programáticos e funcionais da população, a Câmara de Castelo Branco avançou com a requalificação integral do Largo e com a ampliação da área dedicada aos eventos de exterior.
O palco tem um espaço de arrumos na sua cave e, além de escadas, o acesso ao palco também pode ser feito através de rampas, possibilitando o acesso a pessoas com mobilidade condicionada e tornando mais fáceis as operações de cargas e descargas.