Edição nº 1890 - 9 de abril de 2025

Encomendação das Almas realiza-se no Vergão

Vergão, no Concelho de Proença-a-Nova, recebe, na próxima sexta-feira, 11 de abril, a partir das 21 horas, a atividade Encomendação das Almas, que conta com a participação das aldeias de Atalaias, Corgas, Cunqueiros, Chão do Galego e Galisteus e com um grupo convidado oriundo e Zebreira, Concelho de Idanha-a-Nova.
Recorde-se que a Encomendação das Almas é um rito da cultura popular muito antigo, sendo que a sua origem se presume remontar ao século X. Na origem mistura ritos cristãos e pagãos, sendo conservado ao longo dos séculos pela piedade popular. Associada ao culto dos mortos, esta celebração é feita no período da Quaresma, tradicionalmente a altas horas da noite. É suposto os cânticos tristes serem ouvidos sem que quem canta seja visto. O objetivo é contribuir, pelo meio de preces, para aliviar as penas às almas que estão no Purgatório, conseguindo que alcancem o descanso. A utilização de roupa negra significava o luto pelos mortos e o preceito do tempo quaresmal.
Como curiosidade, apenas na aldeia de Corgas a oração é feita sem falhas todas as noites ao longo da Quaresma. Atalaias, Corgas e Galisteus fazem a Encomendação das Almas com letras e músicas muito distintas. Enquanto no Chão do Galego e Cunqueiros cantam as excelências, com uma letra muito idêntica, no Chão do Galego canta-se ainda o Nome de Maria e o Hino a Santa Iria e as Corgas têm músicas exclusivas do final do período quaresmal.

09/04/2025
 

Outros Artigos

Em Agenda

 123
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
23/05
Violent Dancers e o Coletivo 127Fábrica da Criatividade, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video