Edição nº 1895 - 14 de maio de 2025

António Tavares
Editorial

O próximo domingo, 18 de maio, é dia de ir às urnas, para votar nas eleições Legislativas. Ou seja, é dia de cumprir um dever cívico, que conduz à eleição dos deputados que vão representar os eleitores na Assembleia da República e não o Governo ou quem o vai chefiar. Esse será o passo seguinte, quando o Presidente da República ouvir todos os partidos eleitos e fizer o convite àquele que terá melhores condições para formar Governo, sendo que poderá nem ser do partido que arrecadou mais votos, como já aconteceu, mas quem melhor garanta ter apoio parlamentar para governar com estabilidade.
Mas no próximo domingo é também assinalado o Dia Internacional dos Museus, criado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), com a finalidade de promover o papel dos museus no intercâmbio e desenvolvimento cultural.
Assim, poderá juntar o cumprimento do dever cívico à cultura e visitar um ou mais destes espaços culturais, que se distribuem um pouco por todo o Distrito de Castelo Branco.
Na capital de Distrito, Castelo Branco, por exemplo, a oferta é vasta, desde o Museu Francisco Tavares Proença Júnior ao Museu Cargaleiro, passando pela Casa da Memória da Presença Judaica, pelo Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco e pelo Museu da Seda, sendo que ainda no Concelho tem também o Museu dos Têxteis, em Cebolais de Cima, ou Museu do Canteiro, em Alcains.
Hipóteses para passar um dia diferente com a família, partindo à descoberta cultural e ficar a conhecer melhor a história e a cultura da Região.

14/05/2025
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video