DINAMIZADO PELA JUNTA DE FREGUESIA DE CASTELO BRANCO
		Cuidar de quem cuida regressa e pode passar a ser mensal
		O programa Cuidar de quem Cuida – Dias de descanso para mães e pais cuidadores informais, dinamizado pela Junta de Freguesia de Castelo Branco, regressa nas últimas duas semanas de agosto. Na apresentação do programa, que se realiza pelo terceiro ano consecutivo, o presidente da Junta, José Dias Pires, realçou que “estamos a cumprir o que são os nossos deveres enquanto instituição de serviço comunitário”, permitindo aos cuidadores ter “algum tempo para si mesmos”, numa altura na qual “as instituições Albicastrenses que trabalham com cidadãos portadores de diferenciadas limitações terem o seu serviço de atendimento não residencial encerrados durante o mês de agosto, acarretando, com isso, naturais sobrecargas para as famílias”.
José Dias Pires adiantou que o programa custeado pelo Fundo de Emergência Social da Junta de Freguesia de Castelo Branco e é gratuito para os participantes apresenta algumas novidades, dando como exemplo, “o aumento das parcerias”, uma vez que “começamos com três, em 2023, e, agora, são mais de 10”. Assim, a edição deste ano tem como parceiros a Câmara de Castelo Branco, através da Piscina-Praia e da Fábrica da Criatividade; o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva; a Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, através da Quinta Estivália; a Dinefer; a Escuderia Castelo Branco (ECB); a Arca dos Animais; o Albisport de Castelo Branco; o Váatão Teatro de Castelo Branco; Os Chibatas; a Associação de Professores de Educação Física (APEF); o Relâmpagos Paint Ball; a Padaria Sabores Albicastrenses.
Tal como nos anos anteriores, realizar-se-ão dois turnos, cada um com 12 vagas.
O primeiro turno decorrerá de 18 a 22 de agosto e incluirá ida à Piscina-Praia de Castelo Branco; passeio à Arca dos Animais; moldagem de barro, na Fábrica Criatividade; passeio de kart, no Kartódromo de Castelo Branco; interação com o grupo Chibatas; caça ao tesouro na Escola Afonso de Paiva; atividades manuais; ida ao teatro Váatão; percurso psicomotor; tarde de desportos adaptados, com bocia e kin-ball; atividade de culinária, com cada utente a fazer o seu lanche; atividade de ténis.
Já o segundo turno, de 25 a 29 de agosto, incluirá ida à Piscina-Praia de Castelo Branco; passeios com burros; pintura de azulejos na Fábrica da Criatividade; ida à padaria, para fazer pão; interação com o grupo Chibatas; ida ao teatro Váatão; atividades sensoriais na Escola Afonso de Paiva; tarde de desportos adaptados, com bocia e kin-ball; atividade de culinária, com confeção de salame de chocolate; caça ao tesouro na Quinta Estivália.
Outra novidade, na edição deste ano, é que não haverá uma sessão de encerramento no final de cada um dos turnos. Deste modo, na manhã de 30 agosto realizar-se-á a Festa das Nuvens de Espuma, na qual podem participar os familiares dos utentes, bem como qualquer cidadão.
José Dias Pires avançou ainda que “a vontade é que no próximo mandato, para além das duas semanas de agosto e das duas semanas do Natal, o programa tenha uma projeção mensal. O ideal seria de 15 em 15 dias, mas se não foi possível será pelo menos uma vez por mês”.
António Tavares