Edição nº 1910 - 3 de setembro de 2025

UBI integra Ranking de Xangai pela primeira vez

A Universidade da Beira Interior (UBI) acaba de alcançar um marco histórico ao entrar no prestigiado Academic Ranking of World Universities (ARWU), mais conhecido como Ranking de Xangai, figurando entre as mil melhores instituições de Ensino Superior do Mundo.
Na edição de 2025, publicada pela ShanghaiRanking Consultancy, a UBI surge no intervalo 901-1.000, juntando-se ao grupo restrito de sete universidades portuguesas presentes nesta avaliação internacional. Entre as instituições nacionais, apenas academias localizadas nas maiores cidades surgem em posições mais destacadas.
Esta é a primeira vez que a UBI integra o ranking global, elaborado desde 2009 por uma organização independente, não vinculada a universidades ou entidades governamentais.
Para a reitora da UBI, Ana Paula Duarte, este resultado constitui “um motivo de orgulho para toda a comunidade académica, dado que representa o reconhecimento externo da qualidade da instituição e do cumprimento de elevados padrões ao nível do ensino, investigação, inovação e impacto social”. Ana Paula Duarte sublinha ainda que a entrada neste ranking “coloca a UBI lado a lado com universidades de referência mundial, reforçando a sua credibilidade junto da comunidade académica, dos estudantes e do mercado de trabalho”.
A reitora destaca também os efeitos positivos deste reconhecimento internacional na “atração de talento, tornando a UBI mais apelativa para estudantes, professores e investigadores nacionais e internacionais, ao mesmo tempo que promove colaborações com universidades de topo, centros de investigação e empresas globais”.
O Ranking de Xangai avalia mais de 2.500 universidades em todo o Mundo, mas apenas publica os resultados das mil melhores. A classificação baseia-se em indicadores como a produção científica, a qualidade da investigação, a publicação em revistas de grande impacto, o número de citações, a colaboração internacional e a atribuição de prémios académicos.
Embora seja a primeira vez que a UBI surge na lista global, a instituição já havia sido reconhecida em rankings sectoriais. Em 2016, o Departamento de Ciências do Desporto foi classificado entre os 100 melhores do Mundo, e em 2024 voltou a destacar-se no intervalo 201-300. Também a Faculdade de Engenharia e o Departamento de Engenharia Eletromecânica já conquistaram posições de relevo em áreas como Engenharia Eletrotécnica, Eletromecânica e Eletrónica, situando-se entre os lugares 301 e 400 em várias edições anteriores.

03/09/2025
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01
10/12 a 05/01
Concurso e PresépiosBiblioteca Municipal José Cardoso Pires, Vila de Rei
tituloNoticia
21/12 a 28/12
Concertos de NatalVila de Rei e São João do Peso

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video