Edição nº 1918 - 29 de outubro de 2025

NOS AÇORES, EM ESPANHA E NO CHILE
Geopark Naturtejo participa em vários encontros

O Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO esteve representado, a convite do Geopark Açores Mundial da UNESCO, no XVI Encontro Regional e XXXI Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, sob o mote Memória da Terra: um farol na Educação Ambiental. O evento decorreu entre 29 de setembro e 2 de outubro, na Horta, Ilha do Faial, na Escola Secundária Manuel de Arriaga.
O encontro foi coorganizado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática do Governo dos Açores, pelo Geopark Açores Mundial da UNESCO, pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABBAAE).
Nos dias 27 e 28 de setembro decorreram visitas de campo, no âmbito da celebração do 68.º aniversário da erupção do Vulcão dos Capelinhos. O evento destinou-se a docentes, técnicos de ambiente, empresas, ONGAs, autarquias, estudantes e investigadores que tiveram a oportunidade de partilha de experiências, reflexão e cooperação. O encontro incluiu palestras, oficinas, comunicações orais e mesas redondas e teve como tema central a geodiversidade, enquanto ponto de partida para a discussão de outros temas como a gestão de recursos naturais, as alterações climáticas, a gestão dos riscos geológicos e a geodiversidade no contexto dos serviços dos ecossistemas.
Os Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses foram convidados a participar na mesa redonda O potencial da geodiversidade na educação ambiental em territórios Geoparque Mundial da UNESCO. O Geopark Naturtejo esteve representado pela coordenadora do Serviço Educativo, Manuela Catana, que apresentou a comunicação oral Encontro Jovem: Ação Climática nos Geoparques Portugueses, no Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO.
Entretanto, o Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO esteve presente na 10.ª edição da Naturcyl, Feira Internacional de Ecoturismo, que se realizou em Segóvia, na região de Castela e Leão, Espanha, entre os dias 19 e 21 de setembro. Este evento, reconhecido como um dos maiores no setor do ecoturismo, reúne especialistas, operadores turísticos e amantes da natureza com o objetivo de promover práticas sustentáveis de turismo e conservação ambiental.
Segundo é adiantado “com uma forte aposta na promoção do ecoturismo, o Geopark Naturtejo, destacou os seus excecionais recursos naturais e culturais, que têm sido reconhecidos mundialmente desde a sua inclusão na Rede Global de Geoparques da UNESCO, em 2006”.
A participação na Naturcyl teve como objetivo divulgar o potencial do território como destino turístico, destacando as suas paisagens, percursos pedestres, atividades ao ar livre e o património imaterial.
O evento foi uma oportunidade para mostrar ao público e aos profissionais do setor a importância da preservação e da sustentabilidade como elementos fundamentais do turismo.
Durante a Feira, houve oportunidade de apresentar a Rede Portuguesa de Geoparques UNESCO como potencial atrativo turístico para quem busca destinos autênticos e singulares. Além disso, o Geopark Naturtejo esteve no stand Turismo Centro de Portugal, onde foram partilhadas informações sobre o destino e as atividades que promovem a interação direta com a natureza, como o turismo de observação de aves, as caminhadas geológicas e as experiências culturais com os habitantes locais.
Por outro lado, o Geopark Naturtejo viajou até ao Chile, para participar na 11.ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da UNESCO.
Durante a conferência, que decorreu no Geoparque Mundial da UNESCO Kultralkura, o Geoparque Naturtejo fez apresentações nas áreas da comunicação, geoturismo e Projetos Europeus – Comunicação em Rede: O caso dos Geoparques UNESCO Portugueses; A Importância dos Fundos Europeus para a Sustentabilidade dos Geoparques em Portugal e o Projeto RESILIAGE.
Houve também lugar para oficinas, como o Projeto Resiliage: CoreLabs e Associated Core Labs; Grupo de Turismo – GGN, entre outros momentos de trabalho em rede.
O programa contou também com uma feira internacional, onde estiveram representados os seis geoparques portugueses para promoverem os seus territórios.

29/10/2025
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
24/01 a 28/03
Well-being SceneryGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
29/01
António Alçada BaptistaAcademia Sénior da Covilhã
31/01
Fantasmas e Ansiedades na Era TécnicaFábrica da Criatividade, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video