SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL DE CASTELO BRANCO
Comunidade escolar sensibilizada para Riscos e Catástrofes Naturais
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Castelo Branco dinamizou, dia 3 de novembro, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a palestra Riscos e Catástrofes Naturais, dirigida aos alunos do 9.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.
A sessão contou com a presença de cerca de 110 alunos, docentes e técnicos da Proteção Civil.
A iniciativa foi dinamizada no âmbito das Aprendizagens Essenciais das disciplinas de Geografia, do 3.º Ciclo, e de História e Geografia de Portugal, do 2.º Ciclo, enquadrando-se também na campanha nacional A Terra Treme, promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, dia 5 de novembro.
Durante a palestra, foram abordados diversos tipos de riscos naturais, como sismos, tsunamis, inundações e incêndios florestais, com principal foco nos terramotos, destacando-se a importância do conhecimento e da prevenção como ferramentas essenciais para a redução das vulnerabilidades.
O evento contribuiu para a sensibilização de toda a comunidade escolar e para a formação cívica e científica dos alunos, permitindo consolidar conhecimentos e desenvolver uma maior consciência relativamente às medidas de prevenção e autoproteção a adotar antes, durante e depois de um desastre natural.