Edição nº 1923 - 3 de dezembro de 2025

DIOGO É HEXACAMPEÃO, CLÁUDIA É BICAMPEÃ E SÉRGIO É CAMPEÃO NACIONAL
EJAH brilha nos Campeonatos Nacionais

Cumprindo o calendário competitivo nacional de Judo, a Escola de Judo Ana Hormigo (EJAH) participou, nos passados dias 29 e 30 de novembro, nas três provas rainhas da modalidade, organizadas pela Federação Portuguesa de Judo (FPJ), o Campeonato Nacional de Seniores, o Campeonato Nacional Paralímpico (cegos e baixa visão) e o Campeonato Nacional de Judo Adaptado. Numa visão verdadeiramente inclusiva do judo, a FPJ juntou mais um ano, no mesmo palco, o Pavilhão Multiusos de Odivelas, centenas de judocas de todo o país.
O judoca albicastrense Sérgio Mendes foi o primeiro a entrar em ação, sagrando-se Campeão Nacional Paralímpico na categoria -66 kg (cegos e baixa visão). No ano passado o título tinha-lhe fugido mas este ano, demonstrou uma excelente forma física, vencendo os combates disputados e subindo ao lugar mais alto do pódio com a medalha de ouro ao peito.
No primeiro dia de competição, o albicastrense João Alves, atual campeão nacional universitário, foi o primeiro judoca a entrar em ação no Campeonato Nacional de Seniores. João Alves, a acusar ainda cansaço devido a uma gripe contraída, competiu na categoria -90 kg. O jovem atleta começou com uma derrota frente ao atleta do Porto, num combate bastante contestado. Na fase de repescagem, João Alves ainda venceu o atleta do Clube de Judo do Porto, no entanto cedeu na fase seguinte frente ao atleta da Escola de Judo de Coimbra, conquistando um honroso 9.º lugar.
No domingo, entraram em ação três atletas de Judo Adaptado e quatro atletas das categorias mais leves, no 2.º dia do Campeonato Nacional de Seniores.
Diogo Côrte, na categoria – 81 kg Síndrome Down, ganhou a medalha de ouro pela 6ª vez consecutiva, sagrando-se Hexacampeão nacional de Judo Adaptado. Também a judoca Cláudia Gaspar se sagrou campeã nacional pela segunda vez na categoria – 57 kg SD. Afonso Serrasqueiro, na categoria – 60kg SD alcançou de forma brilhante a medalha de bronze.
Nos Seniores, entraram em prova Matilde Gonçalves (–48 kg), Denisa Grecu (–52 kg), Mariana Dias (–52 kg) e Martim Louro (–66 kg). As três judocas não
Escola de Judo Ana Hormigo conseguiram sair das respetivas poules, enquanto Martim, ainda atleta cadete, venceu de forma destemida a primeira ronda frente a um judoca do Sport Lisboa e Benfica. Martim acabou por ceder nos oitavos de final num combate bastante disputado, frente ao atleta do Sport Algés e Dafundo, não conseguindo ser repescado.

03/12/2025
 

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01
10/12 a 05/01
Concurso e PresépiosBiblioteca Municipal José Cardoso Pires, Vila de Rei
tituloNoticia
14/12 a 21/12
20/12
Os Cavaleiros Templários Pinoteca José Barata de Castilho, Castelo Branco
20/12 a 21/12
Mercado de NatalJardim da Nossa Senhora da Guia, Vila de Rei
tituloNoticia
21/12
Vamos Cantar ao Deus MeninoIgreja Matriz de Alcains
tituloNoticia
21/12 a 28/12
Concertos de NatalVila de Rei e São João do Peso

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video