Edição nº 1926 - 24 de dezembro de 2025

CRIANÇAS ESCREVEM SOBRE A SUA FESTA
Natal no Jardim-Escola João de Deus

Olá, somos as crianças do Jardim-Escola João de Deus de Castelo Branco, e vimos relatar a nossa Festinha de Natal 2025, festejou-se no dia 11 de Dezembro pelas 15 horas, no Cine-Teatro Avenida, e foi um sucesso!
O cenário este ano lectivo foi alusivo ao Eco Escolas, um Presépio com imagens em materiais reciclados. Além de estar enquadrado no nosso conto de Natal, como já vem sendo hábito.
Nós crianças estávamos contentíssimas e a nossa família de lágrima no olho!
Este ano resolvemos executar uma ode à amizade, em acreditar no bom que há em cada um de nós e na solidariedade e respeito pelo Outro, através do conto Klaus (2019).
Porque para nós Natal é muito mais que oferendas, é valorizarmos as coisas simples da vida como um sorriso, um abraço, dar uma ajudinha a quem mais necessita, uma palavra de conforto ou de motivação... gostamos muito das palavras verdadeiras de Antoine Saint- Exupéry “é só com o coração que conseguimos ver correctamente, o essencial é invisível aos olhos”.
Iniciámos com uma homenagem à educadora Manuela Cabral, que é a segunda a reformar-se desta Família João de Deus. Primeiro cantámos o Hino Nacional e o da nossa instituição, seguiram-se as actuações da Creche. As crianças de um ano de idade cantaram 1,2,3…. É Natal, do professor Idalécio, com as suas mamãs ou papás, todos em palco, vestidinhos com uma camisola encarnada e segurando uma estrelinha dourada com guizo, a qual abanavam ao som da música. As crianças dos dois anos de idade, cantaram É Natal, dos Caricas. Levavam todas uma tiara em forma de pinheirinho e uma romeira verdinha. Seguiram-se dois momentos de dança com as nossas bailarinas e bailarino, primeiro do Pré-Escolar depois do 1.º Ciclo.
Seguidamente deu-se início à peça musical de Klaus com todas nós em palco. Havia duas narradoras, e foram as crianças do 4.º ano do 1.º Ciclo que interpretaram teatralmente a peça, assim houve um Jesper, o carteiro; outra Klaus, o lenhador; dois habitantes, uma professora e as restantes foram figurantes de toda uma cidade. Todas iam interpretando à medida que ia decorrendo a história, também se ia projectando a mesma, e as cenas iam aparecendo, as quais eram ilustradas e cantadas por cada grupo de crianças.
Assim, primeiro actuaram as crianças dos três anos de idade, todas vestidinhos com uma camisola encarnada e levavam uma botinha de Natal ao pescoço, as meninas tinham na cabeça uma bandolete com motivos natalícios e os meninos um gorro de Pai Natal. Cantaram Sapatinho de Natal, dos BBtwins.
Seguiram-se as crianças dos quatro anos de idade cantaram É quase Natal, iam todas vestidas de boneco de neve, com gorro e cachecol natalícios e com um nariz de cenoura muito engraçado.
Seguidamente tivemos as crianças dos cinco anos de idade cantaram Vejo uma Estrela a Brilhar! É Natal!!!, iam todas vestidinhas de encarnado com uma tiara em forma de estrela elaborada pelas famílias em materiais reciclados e ainda levavam ao pescoço uma grande bola natalícia com luz.
Foi a vez das crianças do 1.º ano do 1.º Ciclo cantaram Arvorezinha, cada uma levava vestido um enorme pinheiro também este elaborado em família.
Depois destas, foi a vez das do 2.º ano do 1.º Ciclo cantaram O Saquinho do Pai Natal, algumas vestiam um enorme presente natalício, também elaborado em família, e outras crianças levavam simplesmente uma veste de gnomo de Natal, Mamã Natal ou até mesmo de criança em dia de festa.
Seguiram-se as crianças do 3.º ano do 1.º Ciclo cantaram O Pai Natal apressado, todas vestidas à Natal com brilho e cor.
Por fim as crianças do 4.º ano do 1.º Ciclo cantaram Juntos a Celebrar, cada uma levava um guizo ou sineta que tocavam quando referido na canção.
Terminada a peça natalícia, todas as crianças cantaram à capela a canção Hei-de dar ao Menino e finalizámos a festinha com o Hino João de Deus, projetando-se ao mesmo tempo o nosso postal natalício com um pequeno excerto do nosso dia a dia no nosso Jardim-Escola João de Deus, a nossa segunda casa!
Nesta pequenina divulgação, esperamos ter contribuído, como a nossa diretora costuma dizer-nos, que nós lhe oferecemos o seguinte: “não acrescentamos dias à sua vida, mas vida aos seus dias”, frase de Harry Benjamin.
Crianças do Jardim-Escola João de Deus de Castelo Branco

24/12/2025
 

Em Agenda

 
24/01 a 28/03
Well-being SceneryGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
31/01
Fantasmas e Ansiedades na Era TécnicaFábrica da Criatividade, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video