Raquel Brízida Castro eleita presidente do Regulatel
Raquel Brízida Castro foi eleita, por unanimidade, presidente do Regulatel, o Fórum Latino-americano de Autoridades Reguladoras das Telecomunicações, para 2027.
A eleição decorreu na 28.ª Assembleia Plenária da Regulatel, em Punta Cana.
Refira-se que os avós e os pais de Raquel Castro são das Benquerenças.
Raquel Castro afirma que “serei vice-presidente da Regulatel em 2026, em conjunto com a Comisión de Regulación de Comunicaciones de Colombia (CRC) e com o Instituto Dominicano de las Telecomunicaciones (INDOTEL), regulador que assume a Presidência em 2026”.
Realça que “a velocidade da transformação, a crescente complexidade e a natureza transversal do ecossistema digital trazem consigo oportunidades, mas também inúmeros desafios. Por isso, as prioridades do nosso programa para 2027 centrar-se-ão nos desafios do novo ecossistema digital, incluindo a Inteligência Artificial (IA)”.
Refira-se que o Regulatel é constituído por 23 países, dos quais 20 da América Latina, que são Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, e três países da Europa, que são Espanha, Itália e Portugal.