INVESTIGAÇÃO DIVULGADA NA TVI
ULSCB acompanha caso das cirurgias adicionais de Dermatologia
A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) afirma, em comunicado que “tomou conhecimento da peça divulgada ontem (17 de dezembro) no programa de investigação jornalística Exclusivo TVI que inclui referências à produção adicional na especialidade de Dermatologia no âmbito de investigações nacionais sobre procedimentos realizados em unidades de saúde, incluindo esta ULS” e acrescenta que “na mesma reportagem é referido que a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) iniciou um conjunto de auditorias a várias ULS”.
Perante isto, a ULSCB “esclarece que o tema referido na reportagem se encontra atualmente em auditoria externa em curso conduzida pela IGAS, entidade responsável por avaliar a conformidade dos procedimentos realizados nas instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.
Tudo para adiantar que “a ULSCB reafirma o seu compromisso absoluto com a transparência, o rigor e a colaboração com todas as autoridades competentes. Tal como já comunicado, e em respeito pelo processo de auditoria em desenvolvimento, não serão prestados esclarecimentos até à conclusão dos trabalhos e emissão das conclusões formais pela IGAS”, bem como que “a instituição acompanha o decorrer da auditoria e divulgará publicamente informação complementar assim que existirem resultados oficiais e validados pelas entidades competentes”.
Refira-se que em causa estão cirurgias adicionais realizadas por dois dermatologistas, pai e filho, que terão valido quase três milhões de euros, sendo que sobre os dois recai a suspeita de terem faturado mais de 1,5 milhões de euros em cirurgias adicionais.