Edição nº 1927 - 31 de dezembro de 2025

Música com Energia on Tour chega a Castelo Branco

No âmbito da Incubadora Social IN de Castelo Branco, projeto da Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento, que conta com a Fundação EDP como um dos seus investidores sociais, chega a Castelo Branco projeto Música com Energia on Tour.
Trata-se de uma iniciativa promovida pela Skoola - Academia de Música Urbana, com o apoio da Fundação EDP, que chega ao Interior do País com o objetivo de descentralizar o acesso à criação artística, capacitar agentes culturais locais e envolver a juventude numa experiência de cocriação com impacto real no território.
Entre janeiro e fevereiro de 2026, a equipa do projeto estará em Castelo Branco, para desenvolver uma residência artística sob a direção de Abel Arez, em colaboração com a facilitadora Margarida Antunes. O programa inclui sessões criativas presenciais e on-line, envolvendo jovens e adultos da região, num processo de criação conjunta que terminará com uma apresentação pública.
O coordenador geral da Amato Lusitano, Dário Falcão, afirma que “a chegada do projeto a Castelo Branco reflete a nossa aposta em iniciativas que cruzam cultura, inovação social e envolvimento comunitário. Este é um projeto que capacita jovens, fortalece agentes culturais locais e contribui para a coesão e sustentabilidade do território, alinhando-se plenamente com a missão da Amato Lusitano de promover desenvolvimento com impacto social duradouro”.
Por seu lado a fundadora e diretora da Skoola, Mariana Duarte Silva, realça que “acreditamos que o acesso à criação artística deve ser descentralizado e verdadeiramente participativo. Trazer o Música com Energia a Castelo Branco é dar palco à energia criativa desta região e abrir caminhos para novos talentos e novas formas de estar em comunidade”.
Já Martim Salgado, Social Impact Coordination Office Social & Foundations da EDP, avança que “para a Fundação EDP, apoiar o Música com Energia é reforçar o nosso compromisso com a criação cultural como motor de coesão social e desenvolvimento sustentável. Este projeto capacita jovens, valoriza o talento local e devolve às comunidades o poder de construir narrativas e futuros próprios. É assim que geramos impacto real nos territórios”.
A proposta prevê momentos distintos, mas interligados. Por um lado, formação e partilha de metodologias com adultos e artistas locais, potenciando a continuidade das práticas artísticas no território; por outro, sessões de cocriação com jovens, promovendo o diálogo entre gerações e o desenvolvimento de competências artísticas, emocionais e sociais.
As sessões presenciais com jovens e adultos estão agendadas para 10 e 11, 17 e 18, 24 e 25 de janeiro e 31 de janeiro e 1 de fevereiro, na Fábrica da Criatividade e no auditório do Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB).

31/12/2025
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01
05/12 a 06/01
O Presépio TradicionalGaleria Municipal de Oleiros

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video