Pólo de Ciência e Cultura da Universidade Aberta da Sertã inicia atividades
O Pólo de Ciência e Cultura da Universidade Aberta da Sertã iniciou a atividade dia 10 de dezembro, na antiga escola da Abegoaria, com a ação de formação Educação empreendedora: Relevância, Métodos e Desafios, dirigida a professores.
Ministrada pelo professor e investigador da Universidade Aberta, Jacinto Jardim, a sessão integrou-se no Projeto de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania (PEEC) e teve como objetivo promover o sucesso escolar dos alunos através da valorização da cultura empreendedora e da cidadania ativa, com especial enfoque na literacia financeira e no empreendedorismo, em conformidade com as novas prioridades do Governo Português no domínio da educação para as competências de vida.
Durante as três horas de formação, foram apresentadas as linhas orientadoras e os recursos pedagógicos do PEEC, com destaque para os seguintes programas educativos adaptados a cada nível de ensino: Piratas dos Sonhos (Pré-escolar), Exploradores de Sonhos (1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo), Brincadores de Sonhos (3.º e 4.º anos do 1. º Ciclo), Rota das Emoções (2.º ciclo), Inovadores em Ação (3.º ciclo), Originais - Programas de Empreendedorismo Social (Ensino Secundário). Para o presidente da Câmara da Sertã, Carlos Miranda, o “início de atividades deste polo é uma grande notícia para o nosso concelho e para toda a região. Importa salientar que a missão deste projeto assenta nas três componentes do mundo académico, que são ensinar, investigar e transferir conhecimento para a sociedade. Este novo polo pretende ser um espaço de democratização da ciência e cultura”. Recorde-se que o Pólo de Ciência e Cultura da Universidade Aberta da Sertã resulta de uma parceria entre a Câmara da Sertã e a Universidade Aberta e tem a direção científica do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta.