Edição nº 1934 - 18 de fevereiro de 2026

Peditório para os Leprosos angaria quase 1.400 euros

O Grupo de Castelo Branco dos Amigos de Raoul Follereau angariou 1.388,66 euros, no denominado Peditório para os Doentes de Lepra, que se realizou no último fim de semana de janeiro.
Refira-se que foi nesse fim de semana que se celebrou-se o 73.º Dia Mundial dos Leprosos.
Foi em 1954 que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu este dia, após o trabalho de Raoul Follereau, (1903-1977), jornalista e poeta, um homem que dedicou a sua vida a combater a miséria e a injustiça social.
Atualmente a data é celebrada em todo o Mundo e é uma forma de lembrar aqueles que sofrem dessa doença e que possam ser tratados como todos os outros doentes, no respeito da sua liberdade e dignidade humana.
A Lepra, Doença de Hansen ou Hanseníase é uma doença que consome e destrói centenas de milhares de pessoas todos os anos em todo o Mundo.
Em Portugal a doença da lepra é considerada erradicada, embora surjam esporadicamente alguns casos importados de países endémicos.
No entanto existem grande incidência nos países de língua oficial portuguesa, onde a falta de condições mínimas para viver, a falta de diagnóstico precoce e de tratamento da doença cria danos irreversíveis no doente.
Em Portugal, a Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau (APARF), instituição sem fins lucrativos, é reconhecida oficialmente de utilidade pública e autorizada pelo Ministério da Administração Interna a realizar a recolha de donativos.
Assim, há mais de 30 anos, o grupo de Amigos de Raoul Follereau de Castelo Branco colabora com esta Associação através do chamado Peditório para os Doentes da Lepra e para o qual estão devidamente credenciados.

18/02/2026
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
11/02 a 30/04
RequintinhaCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
17/04
Noite de fadosCentro de Convívio de Retaxo
11/04 a 14/06
Acúmulo o Cúmulo e Simulo Simultâneos Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco
28/03 a 26/04
A Última Ceia de Jesus Cristo – a última mas não a derradeira Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
18/04
Estar Vivo Antes de MorrerFábrica da Criatividade, Castelo Branco
19/04
Feira Mensal de Colecionismo, Antiguidades e VelhariasAvenida Nuno Álvares, Castelo Branco
15/04 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video