Edição nº 1950 - 10 de junho de 2026

Em Ródão eGuard leva dispositivos de teleassistência a 20 pessoas

A Câmara de Vila Velha de Ródão procedeu à entrega de mais 20 dispositivos do Programa eGuard - Teleassistência a Pessoas Vulneráveis a idosos do Concelho. A medida tem como finalidade reforçar o acompanhamento de pessoas em situação de maior vulnerabilidade, através de uma solução tecnológica que permite melhorar a qualidade de vida dos beneficiários e incrementar a sua segurança.
A iniciativa decorreu em dois momentos, no primeiro a seis munícipes sinalizados nas freguesias de Fratel e de Sarnadas de Ródão, e o segundo com a entrega de dispositivos a 12 munícipes das freguesias de Perais e de Vila Velha de Ródão.
O projeto eGuard, promovido pela Guarda Nacional Republicana (GNR), consiste na disponibilização de um dispositivo simples e de fácil utilização, em que os beneficiários podem, ao pressionar um botão durante cerca de três segundos, estabelecer contacto imediato com o Comando Territorial da GNR.
Além de permitir o acionamento direto em situações de emergência, como doença súbita, queda ou eventual ocorrência de crime, o sistema assegura também um acompanhamento proactivo, uma vez que sempre que o dispositivo permaneça inativo por um período igual ou superior a 12 horas, a GNR toma a iniciativa de contactar o utilizador.
A implementação desta medida resulta de uma parceria entre o Comando Territorial da GNR, a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), a Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento (ADSI) e a Câmara de Vila Velha de Ródão.
Os 20 beneficiários foram identificados de forma articulada entre a GNR, o Gabinete de Ação Social da Câmara de Vila Velha de Ródão e do projeto Radar Social, assegurando que o apoio chega a quem mais necessita.

10/06/2026
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
11/04 a 14/06
Acúmulo o Cúmulo e Simulo Simultâneos Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco
25/05 a 14/06
Pintar o TempoCentro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
16/06
DemoraFábrica da Criatividade, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video