A COMPETIÇÃO REUNIU CLUBES DOS DISTRITOS DE CASTELO BRANCO, SANTARÉM E ÉVORA
Casa do Benfica em CB é campeã regional de pesca
A Secção de Pesca Desportiva da Casa do Benfica em Castelo Branco (CBCB) sagrou-se campeã do Campeonato Regional de Clubes - 1.ª Divisão de Água Doce 2026.
Organizada pela 1.ª Associação Regional de Pesca Desportiva de Rio - ARPDR, a competição reuniu clubes dos distritos de Castelo Branco, Santarém e Évora e foi disputada ao longo de três provas, com quatro horas de duração cada.
A primeira prova realizou-se no passado dia 26 de abril, na Pista Internacional de Cabeção - pista velha. A comitiva albicastrense contou com oito pescadores: cinco em competição e três no apoio à equipa.
A segunda jornada decorreu no passado dia 5 de julho, na Barragem de Magos, em Salvaterra de Magos. Estiveram presentes sete elementos, cinco dos quais competiram, enquanto dois asseguraram o apoio.
A terceira e decisiva prova teve lugar no dia 23 de agosto, na pista do rio Sorraia, junto a Coruche, na margem esquerda. A alteração do local revelou-se uma decisão acertada e proporcionou boas condições para a derradeira jornada. A Casa do Benfica voltou a apresentar cinco pescadores em competição, acompanhados por dois elementos de apoio, confirmando nessa prova a conquista do título regional.
A equipa da CBCB inscrita foi composta por: Afonso Martinho; António Cordeiro; Francisco Taborda; Hélder Esteves; Luís Azevedo; Jorge Lopes; Manuel Cabarrão; Manuel Santos; Paulo Lopes e Pedro Bambulo.
O empenho, o querer, a garra e o espírito de entreajuda de todos permitiram construir uma conquista que começou na primeira prova e foi confirmada na jornada decisiva de Coruche.
Para João Paulo Benquerença, presidente da CBCB, o título constitui um enorme motivo de orgulho: “Este título é o justo prémio para o empenho, o querer e a garra demonstrados pelos nossos atletas ao longo de todo o campeonato. Assumiram a liderança na primeira prova e nunca mais a largaram. Enfrentaram cada jornada com ambição e honraram o nome da Casa do Benfica e da cidade de Castelo Branco. Foi uma verdadeira vitória à Benfica, conquistada com raça, coração e espírito de equipa.”
Também, Manuel Santos, responsável pela Secção de Pesca, destacou o trabalho realizado dentro e fora das provas: “Foi um campeonato muito bem disputado, que exigiu preparação, treinos, sacrifício e muita união. Todos deram o seu melhor, tanto os atletas que competiram como aqueles que ajudaram a equipa. Tivemos adversários fortes, que sempre nos respeitaram e a quem damos os parabéns. Começámos na frente e, mesmo nos momentos mais difíceis, nunca deixámos de acreditar que podíamos ser campeões.”
Depois da conquista da 1.ª Divisão Regional, a equipa espera competir, em 2027, na 2.ª Divisão Nacional.