EMPRESA DE ORIGEM AMERICANA ASSUME CONTROLE
Danone muda de mãos mas mantém postos de trabalho
A multinacional francesa Danone acaba de vender a unidade industrial localizada na Zona Industrial de Castelo Branco, à Schreiber Foods, que é uma empresa de origem americana, líder no fabrico de produtos lácteos frescos, com a qual a Danone tem diversas parcerias.
O acordo entre as duas partes foi tornado público na passada quarta-feira, dia 11, através de um comunicado enviado à Comunicação Social pela Danone, no qual é realçado que “esta operação, que prevê a transferência da atividade industrial da Danone em Castelo Branco para a Schreiber Foods, irá preservar a continuidade dos postos de trabalho e da atividade industrial em Castelo Branco, mantendo igualmente as normas de elevada qualidade dos produtos Danone no seu fabrico”. Esta operação tem lugar, porque, segundo é adiantado, a Schreiber Foods “tem a ambição de trazer para a Europa a sua elevada qualidade na produção de produtos lácteos e know-how industrial”.
Por isso, o acordo não abrange apenas a unidade industrial portuguesa, localizada em Castelo Branco, contemplando, igualmente, unidades na Bulgária e na Republica Checa.
A Danone adianta que através deste acordo com a Schreiber Foods no respeitante a estas três unidades europeias “encontra a oportunidade de preservar a continuidade dos empregos e a atividade industrial nestes países, otimizando os seus recursos industriais, num contexto de crise de longo prazo na Europa, e em alguns mercados locais, que tem levado a uma redução do poder de compra e da procura dos consumidores”.
No que respeita à unidade de Castelo Branco é destacado que “tem uma forte e reconhecida especialidade em produtos lácteos frescos, em iogurtes líquidos e sólidos, com uma equipa altamente qualificada e com forte know-how”, sendo recordado que tem “uma capacidade produtiva anual de 110 mil toneladas, resultado de nove milhões de euros de investimento nos últimos cinco anos”.
Recorde-se que tal como a Gazeta noticiou, o investimento mais recente foi realizado no início deste ano, quando foi investido meio milhão de euros, na criação de uma nova linha, com vista à produção de uma embalagem familiar de iogurte, um jarro com um litro.
De referir, também que a passagem da atividade industrial da unidade de Castelo Branco para a Schreiber Foods não é a única alteração da Danone realizada este ano. Tudo porque também no início de 2013 a Danone avançou com o processo de reestruturação a nível europeu, que abrangeu as posições de gestão e administrativas, abrangendo, ao todo, 900 cargos, em 26 países europeus.
No caso da Danone Portugal, que na altura contava com 235 colabores no País, 111 dos quais em Castelo Branco, tal como a Gazeta noticiou, a reestruturação teve apenas reflexos nos escritórios, em Lisboa. Isto, porque em Castelo Branco os postos respeitavam à parte produtiva, que não foi contemplada, mantendo-se, assim, os 111 colaboradores.
Recorde-se, também, que o Grupo Danone está em Portugal desde 1989, ano em que comprou 70 por cento da maioria da capital da Iophil – Produtora de Iogurtes SA, que tinha sido fundada pela família Gomes Filipe, em 1979.
Com este passo a marca Danone é lançada em Portugal em junho de 1990 e em 1992 tem lugar a primeira grande ampliação da unidade industrial de Castelo Branco, ao mesmo tempo que os escritórios centrais são transferidos para Lisboa.
Em 1994 a Danone já era líder de mercado no segmento de produtos lácteos frescos.