Nacional de todo o terreno 2013
António Maio vence Baja TT Idanha-a-Nova
António Maio averbou uma excelente vitória na Baja TT Idanha-a-Nova, a sexta e penúltima jornada do Nacional de Todo-o-Terreno 2013, prova organizada pela Escuderia Castelo Branco, no passado fim-de-semana. Com este resultado o piloto da Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy passou a assumir de forma isolada a liderança do Campeonato, que partilhava com o atual campeão Mário Patrão. Aos comandos de uma Yamaha YZ 450F, António Maio terminou a prova com uma vantagem de 1m18,7s sobre Mário Patrão, depois de ter sido o mais rápido em ambos os setores seletivos disputados. ”Estou muito satisfeito com a minha prestação e com mais uma vitória alcançada esta temporada. Ataquei forte desde o início e quando consegui alcançar o Mário Patrão, que tinha partido um minuto à minha frente, limitei-me a controlar. No segundo setor voltei a andar forte para manter a vantagem. Agora tudo se irá decidir em Portalegre, uma prova que me é particularmente grata” salientou o piloto alentejano.
Nas contas do Europeu, Bianchi Prata ganhou e Rudolf Lhotsky ficou muito atrás, pelo que o piloto português assegurou a conquista do campeonato europeu das duas rodas. Em termos de quads, os mais de 15 minutos de vantagem de Roberto Borrego, sobre André Mendes, dizem bem da superioridade do piloto da Yamaha, até porque para além de ser o mais exuberante em pista, foi claramente o mais eficaz, com o terceiro lugar do pódio a ser ocupado por Davide Jacinto, a mais de 20 minutos do primeiro colocado. Entre os participantes no Europeu Lukasz Laskawiec, foi o melhor colocado (17º) lugar que lhe permitiu garantir o título desta categoria.
Finalmente nos UTV, sem problemas a vitória da dupla João Dias / Nuno Passos, com mais de nove minutos sobre Nuno Santos e foram os espanhóis Teo Gallart / Victor Salomon, quem garantiram a segunda posição a mais de nove minutos do comandante e com 1m6s de vantagem sobre os portugueses João Lopes / Nuno Santos. Graziano Scandola (7º) conquistou nesta prova o Campeonato da Europa de Buggies.
Em termos de automóveis o domínio foi absoluto por parte de Miguel Barbosa, que ainda assim apanhou alguns sustos durante o primeiro setor seletivo, por causa de um piso muito perigoso e escorregadio e muitos foram os que foram ficando pelo caminho, ou que, nesta prova em particular, foram penalizados por causa do excesso de velocidade em zonas bem delimitadas de radar.
Na segunda posição colocou-se um surpreendente Edgar Condenso, que com este fantástico resultado assegurou a vitória no Campeonato T2, seguido de Alexandre Franco, José Mendes e o francês Touron - Barrère, que sem a penalização de 22 minutos poderia ter alcançado o segundo lugar absoluto.
Entre os T8, o mais rápido foi César Sequeira - 9º - e o primeiro dos TT Classic / Promoção, foi Fernando Cunha. Miguel Barbosa referiu a propósito da prova que foi “muito difícil, sobretudo na primeira passagem, porque choveu muita de manhã, e o piso ressentiu-se disso, e causou-nos bastantes dificuldades uma vez que era mais fácil cometer erros. Esta vitória ficou a dever-se muito à estratégia que montámos tanto a nível da utilização dos diferentes conjuntos de pneus como da própria afinação do carro. Conseguimos imprimir um ritmo alto desde o início, e conseguimos mantê-lo até final, sendo um bom teste para a prova rainha do campeonato, a Baja de Portalegre, que pretendemos vencer e, uma vez mais, lutar sempre pela vitória”, concluiu Miguel Barbosa.
O piloto da BP Ultimate Vodafone Team deixou igualmente uma palavra de incentivo ao seu copiloto Luís Ramalho que, nesta etapa, substituiu o habitual Miguel Ramalho. “O Luís esteve excelente. Fez um trabalho perfeito”, referiu.