21 agosto 2013

CÂNDIDO BARBOSA CONFESSA NÃO TER SAUDADES DA ALTA COMPETIÇÃO
“Os 500 mil quilómetros que percorri mataram o bichinho”

candido barbosa.jpgCândido Barbosa uma das referências do ciclismo nacional é hoje o embaixador da Liberty Seguros.
Gazeta do Interior trocou algumas palavras com Cândido Barbosa, três anos depois de ter abandonado a alta competição para se dedicar de corpo e alma a outras tarefas não menos importantes para a modalidade.
Contudo, a popularidade de um dos ciclistas mais acarinhados de sempre pelo público continua em alta, tal como se pode verificar na passagem da Volta por Castelo Branco.
E para mostrar que quem sabe não esquece, Cândido Barbosa acertou em cheio no vencedor da 75ª edição da Volta a Portugal Liberty Seguros. O ex-ciclista português em Castelo Branco deu o seu palpite em relação ao vencedor desta edição. E se para eles não havia nenhum atleta que estivesse em particular destaque, o certo é que apontou alguns nomes de entre os quais o de Alejandro Marque (OFM/Quinta da Lixa), que se veio a confirmar como o grande vencedor da prova.
Cândido Barbosa desde logo deixou o nome de Rui Sousa para trás, sobretudo por causa do contra relógio final e sublinhou à Gazeta do Interior que caso o Alejandro Marque não ficasse arredado nas etapas da Serra da Estrela seria um sério candidato à vitória final, uma vez que teria uma palavra a dizer no conta-relógio o que se veio de facto a confirmar.
Com um palmarés invejável, apesar de nunca ter vencido uma Volta a Portugal, Cândido Barbosa abandonou em definitivo a alta competição em junho de 2011 onde numa conferência de imprensa realizada na sede da federação Portuguesa de Ciclismo disse: “Saio de bem com o ciclismo. Fiz tudo o que estava ao meu alcance para ganhar (a Volta a Portugal). Não foi possível, lamento. Mas saio sem qualquer frustração porque tive momentos bonitos que jamais vou esquecer. Deixei ficar boas relações no ciclismo”.
Hoje, três anos depois Cândido Barbosa confessa que os 500 mil quilómetros percorridos ao longo de 25 anos de carreira “mataram o bichinho”.
“Não tenho saudades da competição. Mas, não escondo que tenho saudades da Volta a Portugal. Esta é a minha família, a família que me apoiou e deu força para chegar às vitórias. Hoje tenho mais espaço e disponibilidade devido a ser embaixador Liberty Seguros, para poder retribuir a todos os amantes da modalidade aquilo que não era possível quando estamos em competição”, refere.
Em relação ao seu futuro próximo, Cândido Barbosa diz que passa pela ligação com a Liberty Seguros e pela Volta ao Algarve, uma vez que foi nomeado diretor para os próximos quatro anos daquela que é a prova mais internacional do calendário velocipédico nacional.
CC

21/08/2013
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video