23 outubro 2013

NOVO EXECUTIVO DA CÂMARA DE CASTELO BRANCO EMPOSSADO
Luís Correia valoriza união e exige discriminação positiva

O novo executivo da Câmara de Castelo Branco, liderado pelo socialista Luís Correia, foi empossado segunda-feira, numa cerimónia que encheu o Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco.
Na primeira intervenção como presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia destacou “o momento particularmente difícil da história recente do nosso País, numa conjuntura política e económica adversa”, para mais à frente sublinhar que a “grave crise económica e financeira ameaça destruir o Estado Social e fazer regredir os direitos dos cidadão”.
Nesta matéria aponta para questões essenciais, como o acesso à saúde e à justiça, bem como ao apoio nas situações de carência comprovada decorrente do desemprego ou doença, para defender que “este é um problema nacional”, mas que “afetará, não tenho qualquer dúvida, os mais fracos, os que têm menor poder reivindicativo”, concluindo que “afetará de forma mais gravosa o território mais débil: o Interior”.
Perante esta realidade assegura que a Câmara “está ciente de que para manter e prosseguir o desenvolvimento do Concelho tem que centrar a estratégia e a ação no desenvolvimento económico e empresarial, que garantirá a criação de emprego e, consequentemente, a fixação da população”.
Mas garante também que “não nos cansaremos de exigir e de trabalhar pela aplicação de medidas discriminatórias positivas para o In- terior, por parte da Administração Central”.
É neste contexto que Luís Correia afirma que a Câmara “se propõe liderar, mas sem excluir qualquer força político-partidária, entidade pública, associação económico-empresarial ou grupo de cidadãos”, num claro apelo à união, porque “todos somos necessários para que juntos possamos trabalhar pelo nosso desenvolvimento”.
Matéria em que com os olhos na defesa da Região, acrescenta que conta “com todos os concelhos vizinhos e amigos, particularmente os que integram a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa” e conclui que “estaremos sempre disponíveis para promover a união entre todos, para que assim possamos ser mais fortes”.
Apesar da conjuntura nacional adversa, Luís Correia realça que “temos o privilégio de iniciar a gestão num concelho que vive um momento único no que respeita a desenvolvimento, modernização e competitividade”, até porque a Câmara “beneficia de uma situação ímpar, em termos económicos, financeiros e patrimoniais, à qual se junta reconhecimento, credibilidade e prestígio a nível externo”.
Mesmo assim, afirma saber que “não será fácil manter este estatuto e grau de exigência, sobretudo num momento em que a Administração Central, em que o Governo, abandona o Interior, aplica cortes cegos e fomenta o encerramento indiscriminado de serviços fundamentais para o bem-estar das populações”.
Face a tudo isto, o presidente da Câmara de Castelo Branco adianta que o projeto da autarquia, que passa “pelas nossas terras e pelas nossas gentes”, pretende “tornar as potencialidades em realidade, transformar as mais-valias em capital efetivo e autorregenerador”. Uma meta que faz com que se tenha que “explorar, com inteligência e qualidade, o que são as nossas características, ao nível da cultura, património, gastronomia, paisagem e etnografia”, definindo, desde já, uma estratégia de ação que tem como objetivo “manter a postura de rigor e contenção orçamental; incentivar o tecido económico e empresarial; continuar a obra; e, simultaneamente, lançar e dar forma a uma nova fase de projetos e ações imateriais”.
Luís Correia assegura igualmente que “não deixaremos de intervir pelas instituições com responsabilidades importantes no nosso desenvolvimento” e sublinha que “estaremos sobretudo atentos e defenderemos o futuro de instituições como a Unidade Local de Saúde (ULS), os nossos centros e extensões de saúde, o nosso Hospital, bem como o nosso Politécnico”.
O novo executivo da Câmara de Castelo Branco, além do presidente, Luís Correia, integra os vereadores socialistas Arnaldo Brás, Maria José Batista, João Carvalhinho, Fernando Raposo, Teresa Martins e Jorge Pio, bem como os vereadores social democratas Paulo Moradias e João Paulo Benquerença.
No mesmo dia foi também empossada a Assembleia Municipal, que neste mandato continuará a ser presidida por Valter Lemos, que tem como secretários Carlos Mingacho e Lucinda Martins.

 

23/10/2013
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video