Idanha-a-Nova recebe a XVII edição do certame de 31 de julho a 4 de agosto
Feira Raiana aposta na promoção do mundo rural e na inovação
Idanha-a-Nova recebe entre 31 de julho e 4 de agosto a XVII Feira Raiana, que neste regresso a terras portuguesas terá como mote os produtos da terra e o desenvolvimento local e a cooperação transfronteiriça
A apresentação do certame decorreu sexta-feira, nas instalações da Escola Superior de Gestão (ESG) de Idanha-a-Nova, um dos parceiros privilegiados da Câmara para este evento de cariz económico e cultural que constitui o exemplo mais significativo de promoção e cooperação entre os municípios da Beira Interior Sul e da província espanhola de Cáceres, Extremadura.
A Feira, que decorre em anos alternados em Portugal e Espanha, Idanha-a-Nova e Moraleja, respetivamente, funciona como uma grande mostra dos sectores agroindustriais, turismo e cultura e o seu objetivo principal passa pelo fomento das relações económicas transfronteiriças, bem como pela dinamização do mundo rural, estimulando o desenvolvimento sustentável da região e contribuindo para a dinamização do sector agrícola e da atividade turística.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova explicou durante a apresentação do certame que para esta edição, está previsto o lançamento de um conjunto de projetos inovadores que visam a fixação de jovens e a dignificação do mundo rural.
Armindo Jacinto refere ainda que o certame não só constitui uma montra para aquilo que “se faz de melhor no Concelho e na região da Extremadura, como serve ainda de espaço para mostrar inovação e tecnologia”. E neste âmbito, será apresentada a primeira Casa Sustentável Modelo Idanha, que está construída no recinto da feira para poder ser observada pelos visitantes e cuja construção feita numa semana, privilegia os materiais tradicionais como a madeira, a cortiça e a argila.
O objetivo da autarquia passa pela promoção deste tipo de habitação familiar que não só é económica, custa entre 25 e 30 mil euros, como também é sustentável.
Nesta XVII edição da Feira Raiana irá verificar-se a maior presença de sempre de espanhóis, 20 expositores, e espera-se também que seja o evento com maior presença de expositores, estimando-se que o número ultrapasse as duas centenas.
Mas, além dos produtos da terra, da gastronomia, do artesanato, a cultura marca também uma forte presença no certame, sendo que os espetáculos e a animação de rua serão uma constante.
O fado e o flamenco, o folclore, a tauromaquia irão fazer as delícias dos milhares de visitantes portugueses e espanhóis.
Por outro lado, a autarquia de Idanha vai comemorar durante o certame os 50 anos dos Paços do Concelho e os 125 anos da Filarmónica Idanhense, que irá encerrar o certame, conjuntamente com a Pirotecnica Oleirense, que irá proporcionar um espetáculo de fogo de artifício.