7 Agosto 2013

Ex-presidente da Câmara de Idanha homenageado na abertura da Feira Raiana
Álvaro Rocha agraciado com o Adufe de Ouro

Feira raiana 01.jpgO ex-presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Álvaro Rocha, foi alvo de uma homenagem por parte da autarquia à qual presidiu durante quase três mandatos e recebeu das mãos do atual presidente da Câmara, Armindo Jacinto, o Adufe de Ouro, uma distinção que o município atribui a personalidades que se destacaram ao serviço do Concelho de Idanha-a-Nova.
A homenagem aconteceu durante a cerimónia oficial de abertura da XVII Feira Raiana realizada no passado dia 31 de julho, no auditório da Escola Superior de Gestão (ESGIN).
Armindo Jacinto realçou a ligação de Álvaro Rocha à Feira Raiana desde a sua primeira edição, então como vereador da Câmara de Idanha e, posteriormente, como presidente da autarquia, sublinhando o empenho que o ex-autarca sempre colocou no incremento do certame.
“Esta homenagem engrandece a Feira Raiana. Falar de Álvaro Rocha é falar de um homem com bom coração, de um homem empenhado no bem-estar da comunidade que serviu e que abraçou a causa pública durante vários anos. Falar de Álvaro Rocha é falar de um autarca que nos últimos 12 anos transformou Idanha-a-Nova, nomeadamente no que toca à solidariedade social. É um político que teve visão e que lutou por uma estratégia de desenvolvimento para o Concelho”, referiu Armindo Jacinto.
O atual presidente da Câmara acrescentou ainda que fruto da estratégia seguida por Álvaro Rocha, “o Concelho e a região ganharam infraestruturas importantes para o futuro” e a terminar sublinhou que o ex-autarca deixa ainda “um legado de generosidade e princípios de vida”.
Presente na cerimónia estiveram diversas personalidades portuguesas e espanholas que também se associaram a esta homenagem nomeadamente, o alcaide do Ayuntamiento de Moraleja, Pedro Caselles, a representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, o secretário general de Relaciones com las Instituciones em representação do Governo da Extremadura, Alfonso Santos, a diretora da ESGIN, Ana Rita, o representante da Diputácion de Cáceres, Alvaro Árias, e o vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul (CIMBIS), Joaquim Morão.
Este último, amigo de longa data de Álvaro Rocha, disse que “é minha obrigação estar aqui hoje. Devemos agradecer àqueles que servem a causa pública. Álvaro Rocha é um homem bom, íntegro, solidário e sempre disponível para ajudar”.
Joaquim Morão recordou ainda o percurso político do homenageado.
No final, o ex-autarca agradeceu a distinção de que foi alvo e mostrou-se “sensibilizado pela homenagem que a Câmara de Idanha” lhe ofereceu.
As primeiras palavras foram dirigidas à sua família “que é e foi o principal pilar” na sua vida e depois veio o povo de Idanha “pelo apoio que sempre me deram”.
Álvaro Rocha recordou ainda que enquanto presidente da Câmara de Idanha-a-Nova fez ponto de honra que todos, particularmente os mais desfavorecidos, fossem apoiados condignamente.
Por último, o ex-presidente deixou uma palavra de todos aqueles que trabalharam com ele na Câmara de Idanha-a-Nova, desde vereadores aos restantes trabalhadores do município.
Carlos Castela

07/08/2013
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video