28 Agosto 2013

Instalações da ex-fábica alemã Steiff podem vir a ser ocupadas brevemente
Grupo russo quer instalar-se em Oleiros

steiff.jpgA confirmação foi feita na passada quinta-feira, pelo presidente da Câmara Municipal de Oleiros.

José Santos Marques garantiu que as negociações com os empresários russos já decorrem há algum tempo, tendo inclusivamente reunidos por três vezes.
O assunto está a ser analisado pela autarquia e José Marques garante que a muito breve prazo, dentro de oito a 10 dias, será apresentada por escrito à Câmara de Oleiros, uma proposta dos empresários russos onde estará incluído o número de postos de trabalho que serão criados na empresa que se pretende instalar.
Aliás, esta é uma das condições que o autarca oleirense pretende ver salvaguardada e diz mesmo que aas instalações só serão cedidas caso haja a garantia por parte dos russos de criarem, no mínimo, entre 50 a 60 postos de trabalho. No entanto, José Marques mostra-se optimista em relação às negociações que tem mantido com os empresários russos e diz mesmo que “provavelmente serão ainda criados mais postos de trabalho” do que os exigidos pela autarquia.
Caso o negócio se concretize, o autarca de Oleiros diz que está garantida a vinda do embaixador russo a Oleiros para presidir à cerimónia de assinatura do contrato.
José Marques sublinha ainda que apesar de se estar em período de campanha eleitoral, assume o compromisso de anunciar este importante investimento, uma vez que “está em causa o bem-estar dos oleirenses e eu não lhes virarei as costas”.
Aliás, recorda que na altura da instalação da Steiff em Oleiros, o anúncio foi também feito durante uma campanha eleitoral em curso da qual José Marques sairia vencedor para cumprir o seu segundo mandato à frente dos destinos da autarquia.
Recorde-se que a empresa alemã Steiff deslocalizou a sua produção para a Tunísia, optando por encerrar as portas da fábrica de Oleiros em março deste ano.
Apesar de todos os esforços efetuados por José Marques junto de várias entidades, os alemães mostraram-se irredutíveis na decisão colocando um ponto final na sua presença em Oleiros que durou cerca de duas décadas.
O encerramento da empresa alemã que dava trabalho a 103 funcionários constituiu um rude golpe para o setor industrial oleirense.
À data, o autarca chegou mesmo a apelar à intervenção de Angela Merkel.

Carlos Castela

28/08/2013
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video