Idanha-a-Nova
Filarmónica Idanhense estreia tributo a António Variações em dezembro
A Filarmónica Idanhense vai estrear a sua nova produção, Canções & Variações, em dois concertos a realizar nos dias 7 e 8 de dezembro, no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova.
A nova produção é um tributo a António Variações construído inteiramente pela Filarmónica Idanhense, com o apoio e a colaboração da família do cantor e compositor, acontecendo no ano em que se assinala o 70º aniversário do seu nascimento e o 30º aniversário da sua morte.
Em palco estarão cerca de 50 músicos amadores acompanhando as vozes de Jaime Ribeiro e Luís Ribeiro (irmãos de António Variações), Jaime Rafael (sobrinho de António Variações), Rui Aziago e Lena D’Água, artista que trabalhou de perto com António Variações. Participam ainda o coro infantil Notas Soltas e a banda Freedom.
O projeto foi apresentado numa sessão realizada no Fórum Cultural de Idanha-a-Nova, onde a Filarmónica Idanhense revelou ainda o registo da marca Canções…
Recorde-se que o projeto Canções… teve início em 2010 e conta já com vários concertos temáticos, sempre dedicados à música portuguesa, pelo que a Filarmónica Idanhense “entendeu reforçar a marca, registando-a e associando-lhe um vinho e jogos temáticos sobre o projeto e sobre o Concelho de Idanha-a-Nova”, realçou o presidente da instituição, João Abrantes.
Canções da Beira, Canções de abril e Canções... o Fado são algumas das produções já realizadas dentro deste projeto que agora pretende levar o novo Canções & Variações a percorrer o país.
Familiares de António Variações estiveram presentes na sessão de apresentação dos concertos e Jaime Ribeiro, uma das vozes convidadas, afirmou que esta é a primeira vez que membros da família vão estar diretamente envolvidos num espetáculo de tributo ao irmão.
Refira-se que esta é mais uma iniciativa que conta com a colaboração da Câmara de Idanha-a-Nova, no âmbito da política de apoio às instituições culturais que valorizam e promo- vem o Concelho.
A direção da Filarmónica Idanhense, que comemora este ano o seu 126º aniversário, anunciou para 2015 dois novos espetáculos: um de tributo ao cante alentejano e outro dedicado à obra do cantautor Jorge Palma.