2 abril 2014

EMERGÊNCIA MÉDICA INTRA-HOSPITALAR NA UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DE CASTELO BRANCO
Equipa regista 70 chamadas no primeiro ano

A Equipa de Emergência Medida Intra-Hospitalar (EEMI) da Unidade de Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), no primeiro ano de atividade, foi chamada a intervir em 70 situações de emergência no Hospital Amato Lusitano (HAL), em Castelo Branco.
De acordo com dados adiantados, 25 por cento dos casos envolveram utentes dos espaços comuns do HAL, ou seja, pessoas não internadas, sendo igualmente realçado que em mais de 85 por cento das situações a EEMI conseguiu reverter os eventos clínicos adversos.
Refira-se que a EEMI é constituída por médicos e enfermeiros com formação em técnicas de emergência e reanimação, encontrando-se sedeada na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes (UCIP) do HAL.
O objetivo da equipa é a prestação de cuidados médicos e de enfermagem específicos e diferenciados a doentes hospitalizados, utentes do hospital e funcionários em serviço que apresentem alterações súbitas ou deterioração progressiva da sua condição clínica, prevenindo a ocorrência do agravamento da sua doença e subsequentes episódios de paragem cardiorrespiratória (PCR), diminuindo a morbilidade e mortalidade associados aos cuidados de saúde hospitalares.
O projeto para a criação da EEMI do Amato Lusitano surgiu em setembro de 2012, cumprindo orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), a nível nacional.
O projeto foi aprovado pelo Conselho de Administração do HAL, pelo que, no final de 2012 se realizaram cerca de 20 ações de formação e sensibilização a todos os profissionais médicos, de enfermagem e serviços gerais, sobre a forma de avaliar os possíveis utentes que carecem de cuidados de emergência e a forma de contactar e ativar a EEMI, contribuindo positivamente para a prevenção da mortalidade intra-hospitalar.
A par disso foram também desenvolvidos cartazes exemplificativos sobre o despiste de situações de emergência intra-hospitalares e método de ativação da EEMI, consolidando a informação sobre a temática em todas as áreas hospitalares.
Tudo isto levou a que a 2 de janeiro do ano passado a EEMI tenha iniciado a sua atividade, sendo que agora, passado pouco mais de um ano, a Equipa será apresentada no próximo dia 11, num encontro que terminará com um simulacro na entrada do HAL.

02/04/2014
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video