25 junho 2014

João Belém
O agrupamento...

Há compromissos que só são possíveis se delinearmos objetivos, estratégias e atividades cuidadosamente selecionadas, pois seguir numa direção obriga a fazer opções escolhendo umas e afastando outras.
Das escolhidas, importa ainda priorizar, pois não é razoável, nem produz frutos, querer fazer tudo ao mesmo tempo, seguindo um sem número de direções.
E os objetivos e as estratégias já referidos têm de ser partilhados e vividos em conjunto, pois só assim se pode garantir a unidade de ação.
Considero que nada pode ser feito sem partir de uma visão humanista.
Neste sentido é essencial alcançar a excelência  no domínio pedagógico e relacional, da inteligência organizacional e da inovação na relação do agrupamento com o meio e comunidade envolvente.
Assim nesta perspetiva a visão para a gestão do Agrupamento deve assentar nos seguintes objetivos;
- Gerir o Agrupamento de forma coesa, plural e participativa, com base numa gestão orientada por objetivos.
- Reforçar a participação dos docentes, não-docentes, alunos, famílias e comunidade na sua direção estratégica;
- Reforçar a autonomia;
- Promover o sucesso educativo global;
- Educar para a inovação, a criatividade, a cidadania e o empreendedorismo;
- Estimular e promover o mérito e a excelência de alunos, docentes e não-docentes;
- Conseguir as melhores condições de trabalho e estudo, de realização e desenvolvimento pessoal e profissional de todos;
- Assegurar a inclusão pedagógica e social dos alunos com necessidades especiais;
- Privilegiar a inclusão social, a igualdade de oportunidades e a aprendizagem para todos e ao longo da vida;
- Apoiar a inserção na vida ativa e que acompanha o percurso académico e profissional dos seus alunos;
- Assegurar a estabilidade, a acessibilidade e a transparência da administração e gestão educativa;
- Estabelecer um clima de sã convivência e diálogo;
- Promover e dignificar a imagem para o exterior.
Mas tudo isto só será possível se houver um empenhamento total de todos os intervenientes, para que haja uma concretização de todos os objetivos enunciados.
Mais que a consensualidade o importante é respeitar a diferença e caminhar assim com o contributo de todos para que o agrupamento seja reconhecido como referência de excelência pela qualidade da formação prestada nos domínios científico, profissional, e para a cidadania.
Nunca há resultados garantidos, antes a vontade, em espírito de serviço, de os tentar alcançar.
“Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...”

25/06/2014
 

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