2 julho 2014

ENTRE SEXTA-FEIRA E DOMINGO
Castelo Branco é a capital nacional do azeite

Feira azeite lx 01.jpgO centro cívico de Castelo Branco, entre sexta-feira e domingo, é a capital nacional do azeite, com a realização da Bienal do Azeite, que é organizada pela Câmara de Castelo Branco, em parceria com a Associação Portuguesa de Produtores de Azeite da Beira Interior (EPABI), a Confraria do Azeite e a Casa do Azeite.
São três dias, em que o olival, o azeite e a azeitona de mesa, entre outros produtos desta fileira, estarão no centro das atenções, num certame de nível nacional e que se realiza pela quarta vez, tendo como principal objetivo a promoção e divulgação da azeitona, azeite e produtos associados.
A iniciativa, que envolve todas as regiões produtoras de azeite de Portugal, ou seja, Trás-os-Montes, Beira Alta, Beira Baixa, Ribatejo e Alentejo, bem como os intervenientes da fileira, foi apresentada sexta-feira, em Lisboa.
Numa ação que antecipou a Bienal do Azeite, os presidentes da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, da Casa do Azeite, Luís Folque, e da Confraria do Azeite, Francisco Lino, participaram na iniciativa O azeite vem temperar os alfacinhas!, que decorreu entre as 14h30 e as 19 horas, na Praça Luís de Camões, no Chiado.
Assim, bem no coração de Lisboa, os visitantes tiveram a possibilidade de participar numa prova de azeite e azeitona de mesa, numa tenda ao redor da qual também não faltou a animação proporcionada por alguns grupos do Concelho de Castelo Branco.
Agora, entre sexta-feira e domingo é o centro cívico de Castelo Branco que assume o protagonismo, até porque, como é adiantado “Castelo Branco surge enquanto ponto de encontro privilegiado para os agentes da fileira”, por ser “sede de um rico património histórico, arquitetónico e cultural”, bem como pelo facto da região estar “integrada numa das seis zonas de Denominação de Origem Protegida (DOP) para azeites (Azeites da Beira Interior – Azeite da Beira Baixa)”.

O programa
dos três dias
O programa tem início sexta-feira, às 14 horas, com a abertura do certame, seguindo-se, às 14h30, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, a conferência subordinada ao tema Azeitona de mesa em Portugal: Potencialidades e Perspetivas.
Uma conferência em que depois da sessão de abertura, pelo Ministério da Agricultura e do Mar e pela Câmara de Castelo Branco, às 14h45, o Gabinete de Planeamento e Políticas, apresenta o tema O Setor em Portugal, seguindo-se, às 15h15, a apresentação de um caso empresarial, com a Maçarico – Conservas Alimentares Probeira. A partir das 15h45, Antonio de Mora, Asociación de Exportadores e Industriales de Aceituna de Mesa, aborda o tema A Azeitona de Mesa em Espanha, ao se seguirá, às 16h15, uma mesa redonda, moderada por João Pereira, da Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI). Os trabalhos continuam às 17h25, com uma apresentação do Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (CATAA). A partir das 17h30 realiza-se uma prova comentada de azeitona de mesa, dirigida por José Alberto Pereira e Nuno Rodrigues, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, sendo que o encerramento do seminário, está marcado para as 18h15, com o secretário de Estado da Alimentação e de Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira Brito, que de seguida inaugura a Bienal do Azeite.
Ainda sexta-feira, a partir das 22 horas chega a animação com um arraial popular denominado Baile do Azeite, com o certame a fechar portas às 23 horas.
Sábado, o programa começa às nove horas, com a emissão em direto do programa terra a terra, da TSF, sendo que o certame abre portas às 11 horas e durante a manhã se realiza uma aula de ginástica, sob o lema Mexa-se, olhe que não é só pelo que come!, bem como uma arruada.
À tarde, a partir das 15 horas, realiza-se uma prova comentada de azeitona de mesa, que se repete domingo, à mesma hora.
A música chega às 22 horas, com o concerto dos Xutos & Pontapés, com a Bienal a fechar portas às 24 horas.
Domingo, o certame abre às 11 horas e encerra às 20 horas.
António Tavares

02/07/2014
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video