NO REGRESSO DA ESCUDERIA À ORGANIZÇÃO DE PROVAS DO CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS
Milhares de pessoas a ver os bólides
Os bólides do Campeonato Nacional de Ralis (CNR) regressaram a Castelo Branco passados 30 anos e o público respondeu da melhor maneira, com milhares de pessoas a assistirem às superespeciais disputadas na noite de sexta-feira e na tarde de sábado, em Castelo Branco, bem como aos troços de Alvito da Beira, Fórneas/Estreito e Paiágua, cada um deles percorrido duas vezes.
No final dos cerca de 140 quilómetros cronometrados das provas especiais de classificação (PEC), no CNR o domínio da dupla José Pedro Fontes/Inês Ponte, em Porsche 997 GT3 Cup, foi total assegurando a vitória na prova e a conquista do vice-campeonato. Uma tarefa que, sem demérito para a equipa do Porsche, que foi de longe o carro que mais chamou a atenção do público, foi facilitada, resultado da desistência dos adversários diretos.
Com o título de Campeão Nacional já garantido, Pedro Meireles/Mário Castro, em Skoda Fábia, apenas alinharam, cumprindo a primeira superespecial, para arrecadar os cinco pontos extra que asseguraram à dupla o título no grupo RC2.
Por seu lado, João Barros/Jorge Henriques, em Ford Fiesta R5, foram forçados a abandonar no terceiro troço, com problemas de motor.
Assim, José Pedro Fontes impôs as potencialidades do Porsche nas estradas de asfalto, deixando no segundo lugar Carlos Martins/Daniel Amaral, em Mitsubishi Lancer Evo IX e no último lugar do pódio Diogo Salvi/Paulo Babo, em Ford Fiesta R5.
Esta prova também ficou marcada pela estreia de Rui Madeira/Paulo Fiúza, no Citroën DS3 R1, carro oficial da Citroën Racing.
De referir, ainda que as duplas locais Herlander Trindade (Alcains)/Mira Martins, em Subaru Impreza, se classificaram em 6º lugar, logo seguidos de João Lucas/António Silveira, em Mitsubishi Lancer Evo IX.
No Campeonato de Ralis Centro (CRC) a vitória no Rali foi para André Cabeças/Júlio Sousa, em Mitsubishi Evo V.
No segundo lugar ficou a dupla vencedora do Campeonato, Fernando Teotónio (Silvares)/Luís Morgadinho, em Mitsubishi Lancer Evo VI, com o pódio a ficar completo com Carlos Fernandes/Valter Cardoso, em Mitsubishi Lancer Evo VI.
O quarto lugar foi para Eduardo Veiga/Justino Reis, em Ford Escort MK2, que voltou a dar espetáculo com este clássico do mundo dos ralis, para satisfação de quem acompanhou a prova.
Já no que respeita ao Rali 50º Aniversário ECB, João Soares/João Barata, em Citroën Saxo Cup, receberam os louros da vitória.
Os restantes dois lugares do pódio foram para albicastrenses.
José Ricardo Marques/Luís Magalhães, em Citroën Saxo ficaram na segunda posição, enquanto Manuel Rolo/Álvaro Barreiros, em Mitsubishi Lancer Evo VI, ficaram em terceiro.
Esta prova marcou também o regresso de Manuel Rolo, aos 66 anos, ao seu rali, no qual, na última vez que tinha pontuado para o Nacional, em 1984, também com Álvaro Barreiros como copiloto, foi o melhor piloto da Escuderia, aos comandos de um Ford Escort RS 2000.