NAS FÉRIAS DA PÁSCOA
Museu Cargaleiro tem ateliers para os mais novos
O Serviço Educativo do Museu Cargaleiro, em Castelo Branco, vai dinamizar, durante as férias da Páscoa, dois ateliers, para os mais pequenos, que terão como temas centrais o Bordado de Castelo Branco e os ovos que, assim, serão a base de diversas atividades educativas e artísticas.
No primeiro atelier, denominado Borboletas de flor em cor, abordar-se-á a criação do bicho-da-seda com uma visita à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco, onde as crianças poderão observar todo o processo na produção de fios de seda, inclusive experimentar retirar o fio de um casulo. Neste atelier está também prevista uma deslocação à Oficina Escola do Bordado de Castelo Branco, em que se irá ver in loco as bordadeiras a utilizar os fios de seda nos bordados tradicionais albicastrenses, que transmitem além da sua beleza ornamental toda uma simbologia através dos seus motivos decorativos.
Durante essa semana o bordado irá aliar-se ainda à tecnologia, através de uma parceria com o Cybercentro, que disponibilizará tablets, para as crianças registarem em fotografia a calçada tradicional portuguesa.
No segundo atelier, denominado Em forma de Ovo, realizar-se-ão jogos, trabalhos manuais e pinturas, tendo sempre como pano de fundo a temática pascal. Além disso está programada uma visita à fábrica de bolos Dayana, nos Cebolais de Cima, onde os pequenos pasteleiros poderão confecionar cupcakes.
Os ateliers têm como público-alvo crianças dos seis aos 10 anos e decorrem nas de 7 a 11 de abril e de 14 a 17 de abril, das 14 às 18 horas.
As inscrições podem ser feitas através do telefone 272337394 ou do e-mail mu [email protected]