INICIATIVA PREVENIR PARA CUIDAR
Maternidade do HAL recebe roupa e brinquedos
A Maternidade do Hospital Amato Lusitano (HAL), de Castelo Branco, foi palco, sexta-feira, de uma entrega de roupa, brinquedos e outros artigos para bebé recolhidos no âmbito da iniciativa denominada Prevenir para Cuidar.
Uma iniciativa que está a ser desenvolvida desde o mês de novembro e que se prolonga até dia 6 de janeiro do próximo ano, na qual a Valnor, em parceria com a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), Associação Cultural e Desportiva da Carapalha e Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense (ETEPA), está a proceder à recolha de roupas de bebé, usadas mas em bom estado, e de artigos de puericultura.
Na entrega simbólica do cesto de bebé com variados artigos, Fernando Nunes, da Valnor, realçou que até ao momento já foram recebidos cerca de 100 quilogramas de roupa para recém-nascidos e bebés, bem como brinquedos, sublinhando que “esta é uma entrega simbólica, uma vez que o grosso será entregue a partir de dia 6 de janeiro do próximo ano”.
Fernando Nunes acrescentou que esta entrega simbólica se realizou agora, com a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos como pano de fundo, e adiantou que a finalidade “é sensibilizar as pessoas para reduzirem a quantidade de resíduos, ao mesmo tempo que damos enfoque à nossa responsabilidade social”. Quanto ao local escolhido, explica que “foi aqui, porque os hospitais são o porto de abrigo para situações que de outra forma não conhecemos, nomeadamente de mães e famílias carenciadas”.
Por seu lado, José Perquilhas, da Associação da Carapalha, começou por destacar que “a nossa associação sempre abraçou todas as ações de solidariedade, de modo a ajudar o próximo”, referindo-se, neste caso concreto, “a mães que entram nesta unidade sem ter bens essenciais para os seus filhos”.
Da parte da Maternidade, ficou “o agradecimento em nome do serviço e das mães carenciadas”, com a garantia que a distribuição dos artigos será feita “de acordo com as necessidades”. De relembrar, ainda que os diversos artigos podem ser entregues até dia 6 de janeiro, no Hospital Amato Lusitano (HAL), em Castelo Branco, nos centros de saúde da ULSCB, na ETEPA, na Associação da Carapalha e na Valnor, nas suas instalações em Avis e Castelo Branco.