5 fevereiro 2014

Desporto
Escuderia de Castelo Branco comemora Bodas de Ouro

O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, anunciou em Castelo Branco que o Governo irá em breve formalizar um protocolo para que seja lançada a publicação de uma capa desportiva nacional, indicando os locais onde se realizam todas as atividades desportivas. Também dentro de dias, o Poder Central em colaboração com o Instituto Nacional de Estatística, pretende criar uma conta satélite para o desporto. “A economia do desporto é muito importante para o desenvolvimento das regiões, pelo que será necessário estarmos preparados para que possa surgir um retorno direto do investimento”, afirmou o governante na passada sexta-feira, durante as comemorações das Bodas de Ouro da Escuderia de Castelo Branco. “Comemorar 50 anos de existência de uma coletividade como a Escuderia de Castelo Branco, é saudar todos os seus dirigentes e aqueles que sempre trabalharam nesta instituição em constante crescimento, e com um regresso feliz ao calendário nacional de provas com excelente qualidade”, sublinhou.
Para Emídio Guerreiro, é cada vez mais importante trabalhar pensando no futuro, nomeadamente a nível das atividades desportivas, que merecem toda a atenção. “É necessário existir uma estratégia para valorizar ainda mais, o desporto em Portugal e a sua importância na economia”, concluiu.
António Sequeira, presidente da Escuderia de Castelo Branco, destacou a importância da coletividade albicastrense, que ao longo de cinco décadas tem contribuído para o desenvolvimento da Beira Interior, nas vertentes desportiva e social. “Todos trabalhamos sempre arduamente, com arte e engenho, para concretizar os nossos objetivos”, vincou o dirigente. “Foram 50 anos de dedicação extrema de um conjunto de sócios amantes do desporto motorizado, que na maior parte das vezes, esqueceram as suas vidas pessoais e profissionais, para se dedicarem de corpo e alma a ajudar o seu clube do coração”, lembrou.
Para o responsável, apesar de a Escuderia estar situada no interior do país, conseguiu garantir ao longo destas cinco décadas, “prestígio nacional e internacional, sendo uma referên- cia para todos, e considerada como a melhor equipa do Mundo”, garantiu. A finalizar a sua intervenção, António Sequeira, anunciou para o ano de 2014, entre outras, cinco provas incluídas nos campeonatos mais importantes do nautomobilismo e motociclismo nacional: Campeonato Nacional de Off Road, Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno Auto/Moto/Quad/UTV-Buggy (duas provas), Campeonato Nacional de Enduro e Campeonato Nacional de Ralis. A nível internacional a Escuderia albicastrense conta com o Campeonato Europeu de Motos, Quads e UTV.
A Baja TT Oleiros/Proença-a-Nova/Mação decorre, nos dias 27 e 28 de junho. No calendário apresentado, estão ainda incluídas a Baja TT Idanha-a-Nova, a segunda edição do Enduro Alegro Castelo Branco, a 50º Off-Road Cidade Castelo Branco e o Rali de Castelo Branco. Durante a cerimónia que decorreu no Cine-Teatro Avenida, foi homenageado o Comendador Joaquim Morão, anterior presidente dos municípios de Idanha-a-Nova e Castelo Branco, pela sua “enorme colaboração e ajuda sempre dispensada à Escuderia”.
O ex-autarca, agradeceu visivelmente satisfeito, recordando que ao longo de três décadas dedicadas à causa pública, sempre reconheceu o enorme interesse da instituição para o desenvolvimento da região. “Trata-se de uma coletividade que sempre mereceu e continua a merecer todo o carinho, com dirigentes empenhados, e colaboradores que dignificam o emblema do desporto motorizado albicastrense. Pela minha parte, fico bastante sensibilizado com esta homenagem, endereçando os mais sinceros parabéns à Escuderia pela sua Bodas de Ouro”.

 

05/02/2014
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video