Amato Lusitano e USALBI unem-se no Saber com sabor a verão
A Associação Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, através da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) realizou, durante o mês de julho, a atividade Saber com Sabor a verão.
Esta iniciativa, tratou-se de um ciclo de conferências que contou com 15 conferencistas com conhecimento comprovado nas mais diversas áreas, desde a área social à da saúde, passando pelo património arquitetónico, demografia, cultura e tradições, religião e ciência política.
O Saber com Sabor a verão foi criado com três objetivos. O primeiro foi expor o conhecimento científico e as boas práticas produzidas pelas pessoas em Castelo Branco; o segundo, foi abrir novos canais de conhecimento para os alunos da USALBI e também para a comunidade albicastrense, uma vez que esta atividade esteve aberta a toda comunidade concelhia; e o terceiro foi criar novas rotinas no mês de julho junto dos cidadãos seniores, promovendo o diálogo, a amizade, o conhecimento e estimular o debate sobre os mais variados temas.
Estes objectivos, segundo é adiantado, foram “amplamente alcançados”, com todas as conferências a terem uma assistência considerável, numa média de 65 pessoas por sessão e ascendendo a cerca de 850 presenças, onde a aprendizagem foi mútua, devido à troca de ideias e de conhecimentos.
Um dos pontos altos do Saber com Sabor a verão teve lugar dia 24 de julho, num encontro geracional, onde o A.T.L. Vida a Cores, da Associação Amato Lusitano, antecipou o Dia dos Avós, comemorado a 26 de julho, e entregou aos avós que se encontravam na conferência um presente criado, reciclado e elaborado por todas as crianças e jovens deste ATL.
O Saber com Sabor a verão orientou-se pelos valores constituídos pela USALBI, presente em Castelo Branco desde 2005, e onde conta atualmente com cerca de 600 alunos, numa aposta clara no envelhecimento ativo e na qualidade de vida.
Devido ao sucesso desta atividade, a mesma foi sujeita a avaliação para aferir o grau de satisfação e expetativas dos presentes, assim como para reunir contributos de melhoria, no sentido de, e já a partir deste ano, a mesma passar a ser instituída no período de verão. Após a análise das respostas aos questionários efetuados pelos participantes e indo cada vez mais ao encontro das expetativas dos cidadãos seniores albicastrenses, a Associação Amato Lusitano, através da USALBI, continuará a servir a comunidade sénior albicastren-se e a contribuir para uma comunidade mais dinâmica e solidária.