Vila Velha de Ródão
Azeite de Ródão alcança o terceiro lugar a nível mundial
O azeite de Vila Velha de Ródão recebeu, no Concurso Internacional de Azeites de Beja, a medalha de bronze e o prémio do melhor azeite português na categoria de azeite frutado maduro.
“Esta distinção internacional deixa-nos extremamente orgulhosos e corresponde ao trabalho desenvolvido pela Rodoliv – Cooperativa de Azeites de Ródão, no sentido de valorizar o azeite da Região em parceria com a Câmara”, disse Luís Pereira.
O autarca realça ainda que o investimento feito pela Rodoliv, que contou com o apoio da câmara de Vila Velha de Ródão, “está a dar bons resultados” e constitui um “incentivo para continuar a apostar nos produtos regionais”.
Luís Pereira sublinha que a estratégia preconizada pelo município, que vê na promoção e apoio aos produtores e agentes locais uma forma de projetar o Concelho insere-se “numa lógica de estímulo ao desenvolvimento rural e ao reforço da competitividade das atividades mais tradicionais do Concelho”.
O azeite de Vila Velha de Ródão obteve a medalha de bronze no 4º Concurso Internacional de Azeites Extra Virgem (Prémio Ovibeja), sendo apenas ultrapassado pelos azeites italianos a concurso.
O júri, constituído por 40 especialistas de 10 países, selecionou em provas cegas, 100 amostras de azeite de todo o Mundo.
Os melhores azeites deste concurso, considerado o segundo melhor do Mundo, vão estar representados na Ovibeja, entre 30 de abril e 04 de maio e os prémios do 4º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra serão entregues aos vencedores no dia 3 de maio.