I Encontro Nacional de Contos Indígenas
Vila Velha de Ródão recebe, a partir de amanhã, quinta-feira, o I Encontro Nacional de Contos Indígenas: Contos Primevos dos Rios Sagrados, que se prolonga até domingo.
Investigadores de diversas áreas de conhecimento, contadores de estórias e outras pessoas que, tal como o antigo geógrafo e historiador português Orlando Ribeiro, acreditam, que “os rios, os grandes rios, mais do que dividir, unem”, estarão reunidos em Ródão, para partilhar saberes sobre o imaginário e o imenso poder mágico dos rios.
Amanhã, quinta-feira, e sexta, realiza-se uma residência de contadores e investigadores convidados pela organização e oficinas, promotoras da troca de conhecimentos e experiências, abertas à participação de jovens de todo o País. Sábado, a partir das 21 horas, decorre um festival popular de contos, destinado ao público em geral, num percurso entre o cais do Porto do Tejo, o Largo da Administração, a Foz de Enxarrique e a Senhora da Alagada.
No domingo, de manhã, haverá oportunidade para visitar as Portas de Ródão e o Centro de Interpretação de Arte Rupestre. O encontro é organizado pela Câmara de Vila Velha de Ródão, pelo Museu Nacional de Arqueologia, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pelo Centro Português de Geo-História e Pré-História, contando com o apoio da Associação de Estudos do Alto Tejo.