A Gazeta é parceiro Media da chegada a Castelo Branco
76ª Volta a Portugal em Bicicleta apresenta-se
A 76ª Volta a Portugal Liberty Seguros em bicicleta faz-se à estrada de 30 de julho a 10 de agosto.
Da Beira Interior, fará parte a jornada mais longa desta edição, e também o contrarrelógio. A etapa mais longa vai começar na vila serrana de Sabugal para terminar, ao fim de 194 quilómetros, em Castelo Branco, naquela que será a 8ª e antepenúltima etapa da prova. A emblemática Avenida Nuno Álvares servirá de palco às grandes emoções do dia.
Por sua vez, a 7ª e a considerada etapa-rainha, partirá de Belmonte, com a Serra à vista, e servirá de rampa para os 172,5 quilómetros que a caravana terá pela frente. As dificuldades surgem logo após a passagem pela Covilhã com a subida às Penhas da Saúde. Depois os corredores vão descer até Manteigas para aí pedalarem novamente, Serra acima, para as Penhas Douradas. Nesta etapa carrocel estará ainda para acontecer a subida final que será feita pela vertente Seia-Sabugueiro até à Torre, o ponto mais alto da Estrela.
O contrarrelógio (9ª etapa) terá início na estreante vila de Oleiros, e acabará ao fim de 28,9 quilómetros, na Sertã.
Para além das supramencionadas etapas, o mapa da prova tem assinalados 1613,4 quilómetros de competição entre Fafe e Lisboa com diversos tipos de terreno para diferentes especialistas, ainda que os trepadores, como sempre, tenham vantagem na prova que à semelhança das grandes corridas internacionais, consagra a montanha como cenário de excelência para as grandes emoções da competição.
O prólogo será realizado em Fafe (6,8 quilómetros), seguido de Lousada – Maia (183,5 quilómetros), Gondomar – Braga (171,8 quilómetros), Viana do Castelo – Montalegre (180 quilómetros), Boticas – Modim de Basto (192,5 quilómetros), Alvarenga – Santo Tirso (161,3 quilómetros) e Oliveira do Bairro – Viseu (155 quilómetros), onde termina a primeira fase da competição.
Depois, seguem-se a já mencionada 7ª, 8ª e 9ª etapas na Beira Interior e por fim, a prova verá os seus últimos 167,1 quilómetros deste ano entre Burinhosa (Concelho de Alcobaça) e Lisboa, onde terão a meta final na Avenida da Liberdade.
Joaquim Gomes, diretor de prova da 76ª Volta a Portugal Liberty Seguros, afirma ter “uma Volta equilibrada com todos os ingredientes para quase duas semanas de intensa luta pela vitória”.
Atualmente, a prova tem inscritas 17 equipas a disputar a vitória, após a dinamarquesa Christina Watches-Kuma e a alemã Team Stolting, terem confirmado a sua participação.