A deliberação foi tomada dias 6 e 7 em Ponta Delgada
Jorge Neves assume vice-presidência da ANAFRE em janeiro
O presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Jorge Neves, vai assumir o cargo de vice-presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), a partir de 1 de janeiro do próximo ano.
A deliberação foi tomada, por unanimidade, no 15º Congresso Nacional da ANAFRE, que decorreu dias 6 e 7 deste mês, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, nos Açores, e que foi subordinado ao tema Freguesias Novos Desafios.
Jorge Neves, contactado pela Gazeta, afirma que este é “o reconhecimento do trabalho que tenho feito e a liderança na Direção da ANAFRE”.
Recorde-se que Jorge Neves é, desde fevereiro do ano passado, membro do Conselho Diretivo da ANAFRE, detendo o pelouro da informação, formação e ambiente, no âmbito do qual “organizamos soluções de formação para os eleitos das freguesias e para os funcionários; dinamizamos o processo de modernização das freguesias, nomeadamente no que respeita no atendimento ao público; e criamos uma nova página da Internet, para a ANAFRE”.
Jorge Neves acrescenta que a chegada a este cargo também “se enquadra no processo de reorganização interna da ANAFRE” e adianta que “é um cargo prestigiante para os autarcas de freguesia de todo o Distrito de Castelo Branco”, sublinhando, ainda, que até chegar a este cargo o “percurso foi feito de baixo para cima”, não deixando de recordar que “não havia representantes do Distrito na ANAFRE”.
De relembrar, também, que Jorge Neves foi delegado distrital da ANAFRE, cargo em que foi sucedido por Cristina Granada, presidente da Junta de Freguesia de Alcains, em janeiro do ano passado.
Jorge Neves preside à Junta de Freguesia de Castelo Branco, desde 2005, sendo que anteriormente, entre 1998 e 2005, integrou o executivo da Câmara de Castelo Branco, onde foi vereador e vice-presidente.
Para o presidente da ANAFRE, Pedro Cegonho, “a nomeação do engenheiro Jorge Neves para vice-presidente da ANAFRE, traduz o reconhecimento do seu trabalho como membro do Conselho Dire-tivo com os pelouros da Formação e Comunicação.
Acrescenta que também se destacou pelo “eu “desempenho como gestor do projeto de modernização administrativa da ANAFRE, cujo corolário foi o lançamento em setembro passado do novo Portal da ANAFRE e da plataforma de serviços partilhados e-freguesias”, que tem como principal objetivo aproximar as juntas de freguesia dos cidadãos.
António Tavares