22 abril 2015

VISITA GUIADA NOTURNA
Jardim do Paço sem segredos nem mitos

O Jardim do Paço, em Castelo Branco, foi palco, na noite de sábado, de uma iniciativa fora do habitual. Tratou-se de uma visita guiada noturna, organizada pela Câmara de Castelo Branco, no âmbito das comemorações do Dia Internacional de Monumentos, que este ano foram subordinadas ao tema Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar.
Depois de uma entrada musical com a Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART), a visita teve início, com Leonel Azevedo a abordar a história do espaço e procedendo à sua explicação, principalmente no que se refere a toda a sua simbologia.
Intervenção que serviu para que os participantes na iniciativa ficassem a conhecer melhor a história do Jardim do Paço, desde a sua criação até aos dias de hoje, sendo que a informação foi complementada ao longo do percurso.
Leonel Azevedo, no entanto, não se limitou a desvendar e a explicar os segredos do Jardim do Paço, uma vez que nesta visita guiada também fez questão de desconstruir alguns mitos que o rodeiam. Foi exemplo disso a desmontagem do mito que diz haver túneis no Jardim do Paço que fazem a sua ligação ao Castelo, bem como o mito que narra que aquando das invasões francesas foram roubadas as estátuas que estariam no passadiço que liga este espaço ás então hortas, atual Parque da Cidade.
Presente na visita, o vereador com o pelouro da cultura na Câmara de Castelo Branco, Fernando Raposo, afirmou que o objetivo desta visita foi “relembrar os que foram construindo esta cidade de que nos orgulhamos”, assim como “conhecer o ex-libris da nossa cidade”.

 

22/04/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
24/01 a 28/03
Well-being SceneryGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video