22 julho 2015

…atletismo em pista ao ar livre

Como foi notícia no nosso jornal, na edição do dia 1 de julho deste ano, a nova pista de atletismo de Castelo Branco, situada na Zona de Lazer, vai abrir ao público no próximo mês de setembro.
Ao longo destas próximas semanas, vamos publicar as regras básicas das várias disciplinas do atletismo disputado na pista ao ar livre, bem como algumas curiosidades deste tipo de competições, sempre úteis para quem vai deslocar-se até à bonita pista de Castelo Branco e assistir às competições que aí vão realizar-se ou para quem pretende iniciar-se nesta área do atletismo.
Uma pista de atletismo ao ar livre tem o perímetro de 400 metros. É constituída por duas retas, cada uma delas com 100 metros, e por duas curvas com raios iguais. O sentido da corrida é sempre efetuado tendo o interior da pista no lado esquerdo dos atletas. Na pista encontram-se marcados corredores, que podem ser 6 ou 8, com uma largura que pode variar entre os 1,22 metros e os 1,25 metros. A numeração dos mesmos é efetuada, de forma crescente, do interior para o exterior da pista. No lado esquerdo do corredor 1, encontra-se um rebordo, habitualmente designado por calha, que pode ser substituído nas retas por uma linha branca com 5 cm de largura e, nas curvas, por bandeiras ou cones de 0,20 m de altura. O mais habitual é os cones.
Para além da pista propriamente dita, existem as zonas de salto em comprimento e tripo salto, salto em altura, salto com vara e lançamento do peso cuja localização e quantidade variam de pista para pista. Existem ainda as zonas de lançamento do dardo e lançamento do disco e martelo, que se encontram no interior da pista de atletismo, de modo a que os lançamentos possam ser efetuados para a zona de relva ou outro material existente.
Depois de uma breve apresentação, que vai ser mais aprofundada à medida que vamos falando das várias disciplinas, vamos falar como se processa a entrada dos atletas na zona de competição.
Em todas as competições, os atletas têm de se apresentar na chamada câmara de chamada. Trata-se de uma ou mais zonas, dependendo das características da competição bem como da quantidade de atletas presentes, localizada na zona exterior da pista, onde os juízes de atletismo confirmam se o atleta se encontra corretamente inscrito, se os dorsais estão colocados de acordo com as regras da disciplina onde vão participar e se os atletas não levam para o interior da pista qualquer objeto ou substância proibida. Em provas internacionais, com transmissão televisiva, se existir no equipamento alguma publicidade que não faça parte do equipamento oficial previamente enviado para a entidade organizadora, os juízes da câmara de chamada colocam algo, geralmente fita adesiva, que oculte essa publicidade. Se um atleta pretender levar uma garrafa de água para a competição, e se aquela marca de água não for um dos patrocinadores oficias da competição, terá de retirar o rótulo ou deixar colocar algo que oculte a marca da água.
Aquando da publicação do regulamento da competição, é indicado o programa horário da competição bem como os horários que o atleta tem de se apresentar na câmara de chamada. Se não se apresentar a essa hora, o atleta não poderá competir. O que é igualmente publicado é o horário de entrada em pista, em que, nas horas indicadas, os juízes de atletismo levam os atletas desde a câmara de chamada até ao local da competição. Na imagem apresento uma parte dos horários atrás referidos para a 1ª jornada dos Campeonatos de Portugal, que se vão disputar no próximo fim de semana, na cidade de Leiria.
Manuel Geraldes

20/07/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
24/01 a 28/03
Well-being SceneryGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video