Até 8 de janeiro
Jesus Menino no Museu da Lousa
A exposição Contemplar Jesus Menino, organizada pela Lousarte – Associação Cultural e Etnográfica da Lousa e pela Paróquia da Lousa, foi inaugurada na tarde do dia da Imaculada Conceição, na passada quarta-feira, dia 7, e contou com a presença do Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, D, Antonino Dias, dos presidentes da Associação Cultural, da Câmara e da União de Freguesias de Escalos de Cima e Lousa e ainda do pároco da Freguesia.
O presidente da Lousarte, José Teles, agradeceu a presença do numeroso público e das entidades oficiais explicando que a exposição só foi possível dada a boa colaboração da Câmara, da União de Freguesias e das nove paróquias do arciprestado, que cederam peças significativas. O padre Castanheira caraterizou as obras apresentadas, chamando a atenção para o valor patrimonial e artístico e como exemplos da religiosidade popular.
Dom Antonino Dias lembrou que a exposição nos “diz muito sobre a fé dos nossos pais e avós e sobre o seu jeito de, com formas mais ou menos artísticas, nos transmitirem e ensinarem, com beleza e encanto, o mistério de Deus que se fez Menino”. Salientou ainda a importância cultural, religiosa e histórica da iniciativa que “exprime sentimen- tos de ternura e arte, faz memória, desperta a fé, estimula a espiritualidade, revigora convicções e alimenta a vida com valores que a enaltecem”.
Luís Correia acentuou o trabalho colaborativo envolvido e a preocupação da autarquia na descentralização do seu apoio à atividade cultural do município.
Anote-se que a exposição presente no Núcleo Etnográfico da Lousa até 8 de janeiro, integra 22 imagens e exigiu a criação de mobiliário e vitrinas adequadas.
Vale a pena, dar um salto à Lousa para admirar a variedade de imagens do Menino Jesus, que são património que urge proteger e conhecer melhor… O Núcleo Museológico está aberto de terça a sexta-feira das 14 horas às 17h30 e aos sábados e domingos das 14h30 às 18 horas.