Gardunha está no centro da atenção no Museu Arqueológico do Fundão
A Câmara do Fundão comemora hoje, quarta-feira, o Dia Internacional dos Museus que este ano assume como tema a relação entre os museus e as paisagens culturais, com a exposição de fotografias de Diamantino Gonçalves intitulada Pré-Inventário Emocional, que apresenta obras de um dos grandes tradutores imagéticos da densidade emocional e cultural da Serra da Gardunha.
A mostra é inaugurada às 18 horas, no Museu Arqueológico do Fundão, sendo que antes será enquadrada pelo Festival Literário da Gardunha, no âmbito do qual, a partir das 17h30, decorre a conversa aberta. 10 Minutos, Uma Orografia, com a participação de Graça Batista, bibliotecária da Biblioteca Municipal José Batista de Vila Velha de Ródão, de José Paulo Francisco, arqueólogo, membro da RIBACVDANA – Associação de Fronteira Para o Desenvolvimento Comunitário, de Adelaide Salvado, geógrafa, e de Manuel da Silva Ramos, escritor.
Paralelamente é também apresentada a mostra Imagens de Identidade Para uma História da Paisagem Cultural, que reúne postais antigos, cedidos pelo Fundo Documental João Barroca, relativos a diversos aspetos físicos e humanos da Serra da Gardunha.