21 de setembro de 2016

PARCERIA ENTRE A EDP DISTRIBUIÇÃO E A CÂMARA DO FUNDÃO
Castelo Novo tem rede elétrica requalificada e passada a subterrâneo

A EDP Distribuição, no âmbito de uma parceria estabelecida com a Câmara do Fundão, procedeu à requalificação das infraestruturas elétricas de Castelo Novo, passando toda a rede aérea a subterrânea.
A empresa adianta que o custo total da obra ascendeu a cerca de 256 mil euros, tendo este montante sido repartido entre a EDP Distribuição e a Câmara do Fundão.
No que se refere à rede aérea de média tensão, o troço que passou a subterrâneo foi-o numa extensão de cerca de 405 metros, tendo, no que diz respeito à rede de baixa tensão que, também, foi intervencionada, a extensão que foi enterrada ascendido a cerca de três quilómetros.
A EDP Distribuição avança ainda que a parceria estabelecida entre as duas entidades garantiu a repartição das responsabilidades relativas à execução desta obra, tendo cabido à EDP Distribuição a modificação da linha aérea de média tensão, garantindo a sua passagem de aéreo a subterrâneo, a transferência da cabine que acolhe o posto de transformação para outra localização e a necessária montagem de todo o equipamento elétrico, fornecimento e montagem de cabos de baixa tensão e iluminação pública, execução de derivações e ligações elétricas de clientes e equipamentos de iluminação pública, assumindo a execução de todas as desmontagens.
Por seu lado, a Câmara do Fundão, assumiu a responsabilidade pela abertura de valas, fornecimento de tubagens e caixas de visita e todos os trabalhos de reposição de pavimentos. Foi, ainda, da sua responsabilidade o fornecimento do posto de transformação e respetivo equipamento, colunas e luminárias.
A empresa refere que, “a exemplo de outras parcerias já consumadas e de que a EDP Distribuição se assumiu como parte, a obra agora concluída é um exemplo acabado dos ganhos de escala que, fruto da partilha de responsabilidades, podem resultar destas associações em que as populações são as principais beneficiárias”.
Concluiu que, “em resultado desta obra de requalificação resultante da parceria estabelecida com a Câmara do Fundão, a Aldeia Histórica de Castelo Novo vê-se, agora, dotada de infraestruturas elétricas que garantem um serviço de excelência e, pela eliminação da rede aérea até aqui existente, permitem uma fruição plena das belezas que oferece, permitindo, também, o escancarar, para aqueles que o visitam, das portas da Serra da Gardunha”.

22/09/2016
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video