21 de setembro de 2016

POESIA UM DIA
Pessoa e Saramago nas águas do Rio Tejo em Ródão

Iniciou-se no sábado, em Vila Velha de Ródão, a quinta edição de Poesia Um Dia, com a presença dos convidados Clara Riso, diretora da Casa Fernando Pessoa; e Sérgio Letria, responsável pela Fundação Saramago, do escritor Jaime Rocha, do presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, e do vereador da Cultura, José Manuel Alves.
Poesia Um Dia, começou na Biblioteca Municipal José Baptista Martins com a abertura da Feira do Livro de Poesia que decorre até 28 de Outubro.
Como é habitual desde o primeiro ano, em 2012, todos os presentes foram convidados a enviar a amigos, familiares ou sim- ples conhecidos, postais ilustrados por Elisa Aragão, com poemas impressos dos poetas em Residência Literária na Casa do Cerro e Casa da Meia Encosta, na Foz do Cobrão, que este ano acolhe os poetas Rui Caeiro, Rosalina Marshall e M. Parissy, além do seu coordenador, Jaime Rocha.
Na reunião especial do Clube de Leitores Adolescentes da Biblioteca de Ródão, realizado na Biblioteca e dinamizado por Andreia Brites, os convidados especiais, responsáveis por duas casas que preservam e divulgam a obra de dois dos autores nucleares da Literatura Portuguesa do Século XX, Fernando Pessoa e José Saramago, falaram do seu percurso de leitores e alunos até ao lugar que hoje ocupam.
Sérgio Letria confessou que o primeiro livro que leu de José Saramago foi O Memorial do Convento, já na Faculdade, mas muito antes de conhecer o autor, na editorial Caminho, onde trabalhou até o autor do Ano da Morte de Ricardo Reis o convidar para o arranque da Fundação José Saramago, que hoje ocupa a Casa dos Bicos, em Lisboa, e que merece uma visita, segundo o seu diretor, por tudo que mostra do autor, mas especialmente pela exposição de agendas completas e meticulosamente escritas por José Saramago, de Janeiro a Dezembro.
O percurso profissional de Clara Riso iniciou-se depois de um mestrado com o professor e poeta Manuel Gusmão, que muito a influenciou na Universidade de Lisboa, como leitora do Instituto Camões, em Budapeste, onde esteve oito anos, seguindo-se mais dois em Belgrado.
Numa estadia em Lisboa é aconselhada por um amigo a apresentar-se como candidata a diretora da Casa Fernando Pessoa, e foi escolhida para o lugar.
A Biblioteca e alguns objetos pessoais de Fernando Pessoa são os elementos mais valiosos da Casa onde o autor de Mensagem viveu os últimos anos de vida e que a sua diretora destaca para uma visita, mas destaca também a programação cultural permanente da Casa, alguma dela realizada em parceria com a Fundação José Saramago.
À tarde, o Clube de Leitores Adolescentes da Biblioteca de Ródão realizou uma Leitura no Rio, de barco, até às Portas de Ródão, em que participaram os convidados da manhã Clara Riso e Sérgio Letria, e se leram poemas de Fernando Pessoa, José Saramago, António Gedeão, Mário de Sá-Carneiro, Manuel Gusmão, Miguel Torga, Al Berto e Daniel Jonas e Joaquim Cardoso Dias, entre outros, numa jornada de natureza literária em que os jovens foram os grandes protagonistas do primeiro dia da quinta edição de Poesia Um Dia.
Elsa Ligeiro

22/09/2016
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video