29 de junho de 2016

MUSEU DE FRANCISCO TAVARES PROENÇA JÚNIOR RECEBE ATIVIDADE
A relação da Rainha Santa Isabel com a cidade

A Alma Azul inicia domingo, às 15h30, no Museu de Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, a atividade 17 Anos » 17 Livros Alma Azul, que é uma das iniciativas nucleares da celebração de mais um aniversário da produtora de atividades culturais de Coimbra e Alcains.
A primeira sessão é dedicada à biografia da Rainha Santa Isabel, de António de Vasconcelos, que será comentada por Maria Adelaide Neto Salvado, integrada no programa do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior As Coisas e as Palavras.
A apresentação do livro é a ocasião escolhida pela Sociedade dos Amigos do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior para analisar a escultura representando a Rainha Santa Isabel, pertencente ao espólio do Museu, abrindo em torno da peça um espaço de reflexão acerca do seu valor patrimonial e da sua história.
Refira-se que a escultura, datada do Século XVIII, se encontrava num dos nichos abertos na fachada que ladeavam a entrada principal do Convento de Santo António, em Castelo Branco.
Para Adelaide Salvado, estudiosa da história da religião na Região, “o facto da escultura ser proveniente de um convento franciscano traduz a profunda ligação da Rainha Santa à Ordem de S. Francisco, a aceitação local do culto e dimensiona como os desejos dos homens com sabor a eternidade são ilusórios”.
Recorda que “havia uma lápide que encimava o pórtico da entrada principal do convento que dizia: «Este mosteiro (…) durará para sempre. As paixões do mundo, umas arrebatadas e violentas como as ondas do mar alteroso, outras suaves e deleitosas como o brando murmúrio dos rios, jamais perturbarão o beatífico sossego deste cenóbio»” e remata que “lamento que neste monumento da história da cidade ainda esteja instalada a prisão”.
No que se refere à atividade 17 Anos » 17 Livros Alma Azul, continua dia 9 de julho, às 11 horas, no Museu da Água de Coimbra, com o juiz desembargador Joaquim José Sousa Dinis a comentar o livro O Cego de Landim, de Camilo Castelo Branco.
De volta a Castelo Branco, mais concretamente Centro Artístico Albicastrense (CAA), na Rua de Santa Maria, no dia 15 de julho, às 18 horas, a professora da Escola Superior de Educação (ESE) de Castelo Branco, Maria José Infante, comentará o livro de Maria Antonieta Garcia, Festividades da Páscoa Beirã; enquanto o professor Paulo Afonso comentará o livro Contos e Lendas da Beira, de Jaime Lopes Dias.
17 Anos » 17 Livros Alma Azul é a iniciativa que conta com 17 autores e convidados especiais da Alma Azul, que comentam 17 livros editados desde 1999, data da criação da produtora de atividades culturais; em 17 lugares espalhados por toda a geografia portuguesa, nos meses de julho, agosto e setembro.
António Tavares

29/06/2016
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video