29 de junho de 2016

MOSTRA DO QUE DE MELHOR SE FAZ NA REGIÃO
Bienal do Azeite abre portas sexta-feira

A Bienal do Azeite, que este ano é dedicada ao tema O Azeite na Dieta Mediterrânica, abre portas sexta-feira e prolonga-se até domingo, no centro cívico de Castelo Branco, com muito para mostrar aos visitantes e com um cartaz de espetáculos que conta com a atuação de Jorge Palma e Sérgio Godinho, na noite de sexta-feira, e os Resistência, na noite de sábado.
A iniciativa, organizada pela Câmara de Castelo Branco, em parceria com a Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI), a Casa do Azeite e a Confraria do Azeite, é um evento de caráter nacional, que envolve todas a regiões produtoras de azeite de Portugal e demais intervenientes da fileira, pretendendo distinguir-se enquanto plataforma de observação e discussão sobre a fileira do azeite, produto que revela tamanha importância no panorama histórico e social da Região e de Portugal.
Entretanto, quinta-feira, a Bienal do Azeite deu-se a conhecer na Assembleia da República, em Lisboa, onde os deputados de vários grupos parlamentares tiveram a oportunidade de provar as diversas iguarias da Região.
Ao som da viola beiroa e com a cidade em pano de fundo, os deputados ficaram a conhecer o que de melhor tem a região da Beira Baixa. Azeite, queijos, enchidos, azeitonas, pão, entre outros produtos, foram dados a conhecer.
A Bienal do Azeite foi recebida pelo vice-presidente da Assembleia da República, José Matos Correia, que realçou que o Parlamento está sempre “disponível” para receber estas ações, lembrando que cabe também aos deputados promover os produtos das regiões por onde são eleitos. Um recado que foi ouvido pelos presentes e, naturalmente, também pelos deputados eleitos pelo Círculo Eleitoral de Castelo Branco, Hortense Martins e Eurico Brilhante Dias, do Partido Socialista (PS), e Manuel Frexes e Álvaro Batista, do Partido Social Democrata (PSD), que estiveram presentes.
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, realçou que a Bienal do Azeite “é uma mostra do melhor que temos na nossa terra” no que respeita à indústria agroalimentar e destacou ainda a importância do azeite para a economia nacional e, sobretudo regional, enumerando também algumas vantagens destes produtos para a dieta mediterrânica.

O programa da Bienal

A Bienal do Azeite abre portas sexta-feira, às 11 horas, sendo que a inauguração está marcada para as 17 horas, contando com a presença ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.
A partir das 18 horas realiza-se a atividade Como se prova azeite? Os azeites são para as ocasiões…, que inclui prova de azeite e queijos.
À noite, a partir das 22 horas, há música, com o concerto Juntos, que reúne em palco Jorge Palma e Sérgio Godinho.
Sábado, o certame abre às 11 horas, mas antes disso, às 10 horas, realiza-se uma visita técnica a um lagar e a um olival.
A partir das 12 horas decorre a atividade Como se prova azeite? Os azeites são para as ocasiões…, que se repetirá às 19 horas.
Pelo meio, às 15 horas, tem lugar a tertúlia O Azeite na Dieta Mediterrânica.
A música está regresso à noite, às 22 horas, com a atuação dos Resistência.
Domingo, o certame abre de novo às 11 horas, sendo que a partir das 15 horas se realiza a iniciativa Venha Conhecer o Azeite e a Azeitona.
Às 16h30 é entregue o prémio Azeite Design e a Bienal encerra às 20 horas, sendo de realçar, no entanto, que a partir das 21h30 se realiza ainda a atividade Dança com a Cidade, com a Escola Silvina Candeias e com a participação de algumas figuras públicas.

29/06/2016
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video